A propósito...

O objetivo deste blog é o de coletar, todos os dias, notícias verdadeiramente positivas e edificantes em prol de um mundo melhor. Colabore para a nossa cura, dedique um tempo para enviar boas vibrações ao planeta! Para entender melhor, leia o Editorial

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Artista inicia coleta de donativos para crianças violentadas*


Foto: http://dkkunst.dk/buskandersen/
PS News
The Copenhagen Post On Line
http://www.cphpost.dk/news/national/51860-collection-for-bronderslev-children-started-by-artist.html

A estória abaixo refere-se ao escândalo de uma família dinamarquesa, os Bronderslev. Os pais de 10 (é isso mesmo) crianças foram condenados pelos crimes de abuso, incesto, violência contra menores e prisão forçada. As crianças ficavam trancafiadas o tempo todo em casa, e somente foram libertadas porque a mais velha, de 21 anos, conseguiu escapar e chamou a polícia. A notícia completa está aqui (em inglês). Foi a primeira vez em mais de trinta anos que um casal foi condenado por negligência infantil em uma corte de justiça na Dinamarca.

* Livre tradução resumida

Um artista deu início ao processo de coleta de donativos para as dez crianças severamente violentadas do caso Bronderslev, após ficar acertado na justiça de que elas receberão menos de 25% da compensação exigida por seus advogados tão logo saiu a sentença de condenação dos seus pais.

Henrik Busk, que dirige a galeria Busk Andersen no nordeste da Jutlândia, contribuiu com 10 mil coroas dinamarquesas (aproximadamente R$ 3 mil) do seu próprio bolso, e comunicou em seu site que todo o dinheiro que coletar será integralmente doado às crianças.

"Dinheiro é só papel [...] Mas talvez eles possam usar os donativos para comprar um pequeno barco, levantar as velas e deixar que o vento as levem onde a água é calma e pura, e onde a vida faça algum sentido", escreveu.

Busk disse que não tem qualquer conexão com a família e que as crianças não são obrigadas a aceitar o dinheiro, do contrário ele será destinado à alguma outra obra de caridade.

"Perdoem-me queridas crianças, se minha tentativa de ajudar parece brusca. Ela foi feita do fundo do coração a fim de ajudar e acalmar, não de prejudicar e destruir", escreveu Busk.

Sessenta idosos recebem diploma de ensino primário



Reportagem: Stephen Manker
Foto: El Espectador
Colombia Reports/El Espectador  Colombia

* Livre tradução resumida

Sessenta idosos de origem humilde aprenderam a ler e escrever graças a um programa social em parceria com a Universidade de Bogotá.

De acordo com site El Espectador, um investimento de US$ 70 mil permitiu a estes senhores receber 288 horas de aulas de leitura, escrita, matemática e informática. Eles receberam também dinheiro para custos com transporte, refeição e material escolar.

Ao final do curso, os estudantes "vovôs" receberam o primeiro diploma de suas vidas.

"Há alguns meses atrás, cartas eram símbolos que eu simplesmente não entendia. Após esse período de aulas, hoje posso ajudar minha neta com a lição de casa e ler uma história para ela dormir à noite", disse Ana Elsy Ibarra.

O diretor do Instituto de Economia Social (IPES) disse: "essas pessoas superaram muitos obstáculos e em seis meses aprenderam a ler e escrever com sucesso com o suporte e dedicação de seus professores...isto irá ajudá-los a se integrarem em atividades produtivas, além da família e comunidade.

Uma Escola da Etiópia Que Alimenta Corpos e Mentes*



Reportagem: Emily Whiter/colaboração de Diane McCarthy
Foto: sem créditos
Ethiopian-News/CNN

* Livre tradução

Ao se deparar com as privações enfrentadas pelas crianças de sua vizinhança, uma professora etíope decidiu tomar como missão a de construir um local seguro, onde elas pudessem aprender e brincar.

Muday Mitiku abriu uma escola há 11 anos, quando percebeu que a maioria das crianças do subúrbio onde mora passavam os dias nas ruas; sujas, famintas e sem aulas.

Mas a pequena escola situada em Keteme, uma região suburbana pobre na parte leste da capital Addis Ababa, tem pretensões ainda maiores do que apenas prover ensino às crianças.

"Fresh and Green é a única escola da área com este perfil", explica Mitiku."É a única a oferecer três refeições diárias para as crianças por dia, além de auxiliar suas famílias a se tornarem mais autosuficientes".

Quando a escola Fresh And Green se estabeleceu, era um jardim de infância pago, mas não muito antes de Mitiku começar a trazer para dentro crianças de rua. Ela diz que muitos pais de estudantes que pagavam a escola retiraram seus filhos de lá, mas isso não a desestimulou de querer continuar ajudar aos mais necessitados.

"Geralmente, os pais dessas crianças são pedintes ou prostitutas", diz."Se a escola não existisse, as crianças ficariam  nas ruas mendigando a próxima refeição, sem ocuparem o tempo com estudos".

Mitiku diz que muitos estudantes não têm pais e são trazidos por irmãos mais velhos ou parentes.

Doações de lugares distantes como os Estados Unidos ajudam a manter esta pequena escola funcionando, mas Mitiku diz que é sempre uma batalha.

Quando Trish Hack-Rubinstein visitou a escola em 2008, esta passava por uma fase de transição e com pouco dinheiro em caixa. Trish decidiu ajudar a levantar fundos para o projeto, e tão logo voltou para os Estados Unidos, fundou a entidade Friends of Fresh And Green Academy.

"Eu me apaixonei pelas crianças e as mães da escola e, claro, por Muday (Mitiku). Eu quis ajudar Muday a realizar o seu sonho, o qual, muito em breve, tornou-se meu também".

Trish Hack-Rubinstein atualmente busca recursos para a escola através de especialistas em captações, um programa de patrocínio para crianças e doações individuais.

[...] "Nossas metas são as de manter as crianças bem educadas e alimentadas, em um ambiente propício para tal, enquanto criamos um padrão de escola privada para esta área", diz Trish.

A escola encoraja as mães a também se envolverem. Aproximadamente 50 delas ajudam a escola, preparando refeições e auxiliando na limpeza. Pode-se dizer que a cooperativa das mães tem sido pródiga em reduzir a prostituição e a quantidade de pedintes no bairro. [..] As mães também fazem artesanato, os quais são comercializados e acabam gerando uma renda extra para as famílias. Trish e Mitiku estão tentando desenvolver trabalhos que sejam mais fáceis de ser comercializados, de modo a trazer mais renda para as mães e suas famílias.

Estudantes mais velhos e adolescentes também são encorajados a se envolver com as atividades da escola. Há aulas nos sábados à tarde e Mitiku tem orientado jovens de 15-16 anos a dar algumas aulas, o que as tem ajudado a conseguir empregos.

Para Mitiku, tudo diz respeito a construir uma firme estrutura para as redondezas no futuro. "Esperamos instigar um espírito de doação e compaixão nas crianças, para que elas possam devolvê-las no futuro à escola e às suas comunidades", diz.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Fazendo Desenhos Para Salvar Uma Vida*



Reportagem: Pamela Cowan
Foto: Bryan Schlosser
Post News/Canada.com

NT - Esta é a segunda vez em que consigo uma notícia de uma criança arrecadando fundos para uma causa social através de sua arte. Confira  o post que fala de Olivia Bouler, publicada aqui mesmo no blog

*Livre tradução resumida

Anita Soloway e Chris Predinchuck receberam notícias pesarosas em março deste ano. Naquele mês, a filha do casal, Emma - um bebê - foi diagnosticada com um tipo raro de leucemia infantil. A única esperança, segundo os médicos, é a realização de um transplante de medula óssea. Mesmo que consiga encontrar um doador compatível, as chances de Emma sobreviver são de 50%.

O diagnóstico veio quando a criança teve que ser hospitalizada, com pneumonia. Ela começou o processo de quimioterapia, mas o processo foi descontinuado porque ela estava doente demais para comer e começou a perder peso. Em casa, Emma agora está ganhando peso e se prepara para começar novamente com pequenas doses de quimioterapia.

Para complicar a situação, existem também as dificuldades financeiras do casal para manter o tratamento. O custo da quimio é coberto pelo governo da província de Alberta, Canadá. Mas alguns medicamentos que ela precisa tomar, não. Um deles, que ajuda o bebê a tolerar os efeitos da quimioterapia, custa $ 160 e dura apenas duas semanas. A família não possui cobertura de nenhum convênio de saúde.

Ao saber da situação de Emma por meio de uma instituição que arrecada fundos, um menino de 6 anos chamado Dmitri Rosescu (na foto acima) afiou seus lápis e começou a fazer desenhos com o objetivo de vendê-los e levantar dinheiro para uma menina que ele sequer conhece.

Desde que começou a angariar recursos, Dmitri conseguiu, apenas ele, $ 590 para as despesas médicas de Emma. O montante não inclui o dinheiro que ele ainda vai receber quando terminar de desenhar os pedidos de outros compradores. As encomendas de Dmitri vem de algumas empresas e pessoas físicas.

O projeto do menino realmente tocou os corações da cidade em que vive. "A família comprou alguns desenhos, alguns amigos e vizinhos contribuíram e os colegas do time de futebol dele vinham comprar tão logo os desenhos ficavam prontos", conta Shannon, mão de Dmitri. Para poder dar conta do volume de pedidos, Dmitri recrutou a mãe e irmã mais velha, Kasia para ajudá-lo.  Kasia ajuda a colorir os fundos dos desenhos de Dmitri.

Para encorajar a doação de células-tronco, o endereço do site de Serviços de Hemocentros do Canadá é colocado no verso de todos os desenhos. [...]

Indústria ensina a fazer sapatos em prol de assistencialismo*



Reportagem: Melissa Kitson
Foto: N/A
Guadalajara Reporter

*Livre tradução

Dizem que caminhar com os sapatos de outra pessoa pode mudar completamente a sua perspectiva. Ale Rentería, um braço da tradicional companhia de sapatos Felipe Rentería, está levando esse conceito ainda mais longe ao incentivar que seus clientes produzam seus próprios sapatos em prol da caridade. A premissa é simples. A indústria oferece às pessoas uma oportunidade de aprender como costurar um sapato em workshops através de simples instruções. Cada par é vendido por 160 pesos mexicanos e um percentual desse valor vai para uma entidade social listada na etiqueta do próprio sapato. Os calçados também podem ser vendidos pré-montados pelo preço de 190 pesos e por 125 em volumes maiores para aqueles interessados em organizar suas próprias oficinas particulares. De acordo com a Gerente de Relações Públicas Claudia Arriola Nuñez, o conceito altruísta veio da filha de Rentería, Alejandra. Guiada por sua visão, a empresa decidiu abraçar um novo paradigma para o seu negócio - um que beneficie toda a comunidade, não apenas os proprietários.

Fazendeiro oferece égua a homem que perdeu animal de estimação




Esta é a segunda parte de uma notícia que começou triste (clique aqui) mas que teve um final feliz, matéria-prima para este blogue! Um fazendeiro, ao saber da desgraça do faxineiro Cristiano Verola - que perdeu sua égua de estimação em um acidente - decidiu oferecer um outro cavalo ao rapaz e sua família. Confira na reportagem abaixo o desfecho dessa estória.

Reportagem: José Bonato
Foto: Samir Baptista
UOL Notícias
http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2011/06/28/fazendeiro-oferece-egua-a-homem-que-perdeu-animal-de-estimacao-no-interior-de-sao-paulo.jhtm

Ao Vivo do Ninho! A História de Pip, o falcão


New York Times
http://cityroom.blogs.nytimes.com/category/hawk-cam-live-from-the-nest/

Pena que só fiquei sabendo disso hoje, por acaso. Se você gosta de reality show, este blog do NY Times inovou. Confira no link acima, há vários vídeos. Tudo começou quando um casal de falcões, ao qual foram dados os nomes de Bobby e Violet, decidiu construir um ninho no parapeito do 12º andar da Biblioteca da Universidade de Nova York. Quando a fêmea botou 3 ovos, uma equipe do jornal instalou uma câmera, que passou a transmitir 24h por dia o que se passava no ninho. Infelizmente isso foi em abril, então só resta recapitular o período de formação da família de aves. De lá pra cá, houve um pouquinho de tudo. Violet, a mãe, machucou a pata e mexeu com os telespectadores internautas, houve votação para escolher o nome do único filhote que vingou (Pip, inspirado também na irmã da princesa Catherine), homenagens para o casal no Dia das Mães e Dia dos Pais... recentemente, Pip abriu asas para o seu primeiro vôo. A história da família de falcões nova-iorquinos pode ser vista em resumo aqui.  Não deixa de ser uma maneira de contemplar e aprender alguma coisa com a natureza. Segundo o noticiário, no próximo ano são grandes as chances de Bobby e Violet retornarem ao mesmo ninho e darem a Pip novos irmãos.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Restaurante de fast-food dá a sem-teto uma segunda chance*


WHR-TV/Msnbc

*Livre tradução resumida

Hamburgueria recém-aberta em Indiana, Estados Unidos, a Malta Burgers não serve apenas sanduíches e fritas. Dá uma segunda oportunidade para desabrigados.

[...] Dentro do estabelecimento, há apenas um funcionário pago. Todos os demais são sem-teto.

"É definitivamente uma mudança na minha vida", disse Charles Smith, que mora na Malta House, uma organização sem fins lucrativos que oferece abrigo aos sem-teto. Todo faturamento com a lanchonete é revertido em fundos para os trabalhos da organização, que não recebe verbas do governo.

[...] Os funcionários recebem todo o treinamento para o ofício, gerenciamento da cozinha e da administração, todas as habilidades que podem ser utilizadas quando deixam o abrigo. Muitos deles possuem educação formal, e até faculdade. Contudo, muitos deles têm lutado fortemente contra os vícios e buscado vida nova. [...] "A maioria dos rapazes aqui possui vasta experiência em restaurantes" [...]

domingo, 26 de junho de 2011

Família de Ramires distribui cestas básicas arrecadadas no casamento do jogador em Joinville



Seguindo a moda já apresentada aqui mesmo no blog, feita por casais da França, o jogador de futebol do Chelsea e da Seleção Brasileira, Ramires, distribuiu cerca de uma tonelada e meia de cestas básicas. Elas foram solicitadas por ele e pela esposa como os únicos presentes que aceitaram por ocasião do casamento. Confira abaixo:

A Notícia
http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default.jsp?uf=2&local=18&section=Esportes&newsID=a3366458.xml
Foto: Reinaldo Marques/Terra

sábado, 25 de junho de 2011

Dozer, o cachorro maratonista que levanta fundos para pesquisas do câncer*


NT - não deixe de conferir o vídeo!!

Associated Press/Msnbc.com

* Livre tradução resumida

Aconteceu em Howard County, nos Estados Unidos. Um cachorro de 3 anos, mistura das raças golden retriever e poodle chamado Dozer estava junto com seus donos visitando familiares quando começaram a passar os participantes da meia-maratona de Maryland em frente à casa onde estavam.

Dozer desvencilhou-se e decidiu participar da prova também! Alguns corredores relataram depois terem visto o cão em diversos pontos do percurso, e há até um vídeo (veja acima)  mostrando Dozer cruzando a linha de chegada. Ele completou a prova em 2h14min. Os juízes da competição decidiram, depois, dar a ele uma medalha.

Aproveitando que o cachorro virou manchete, os donos criaram um sítio na internet (http://www.ummsfoundation.org/dozer) para angariar fundos para as pesquisas de câncer da Universidade de Maryland. Tendo como meta arrecadar US$ 17.500,00 até hoje (25/06) já foram levantados US$ 15.476,00. Vale lembrar que a própria Meia-Maratona em que Dozer participou também tem o objetivo de arrecadar fundos para a instituição.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Nós, Os Animais...



O propósito deste espaço é o de colocar notícias positivas, procurando sobrepujar a carga excessiva de más notícias as quais somos submetidos todos os dias. No entanto, vou pedir licença para chamar a atenção das reportagens dos links abaixo. Para não preencher o blog com notícias tristes, publico apenas os links. Acredito que as fotos acima já sejam chamarizes suficientes a quem interessar. Desde que pedi, no primeiro post, para cada visitante fazer uma prece ou emanar um bom pensamento para o planeta, não custa pedir que façam também uma vibração especial para os personagens das duas histórias abaixo...São histórias reais que nos levam ao âmago do relacionamento com os animais, sejam eles de estimação ou não. E revelam a profunda sensibilidade e esperança de que um dia as coisas vão melhorar, porque eles, os animais, nos ajudam a ser pessoas melhores. Os gestos grandiosos podem envolver risos ou lágrimas...acho que ambos nos fazem evoluir.

Homem chora morte de égua atropelada em beira de estrada no interior de São Paulo

José Bonato
UOL Notícias
http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2011/06/22/homem-chora-morte-de-egua-atropelada-em-beira-de-estrada-no-interior-de-sao-paulo.jhtm

Sem-teto desenganado por médicos se reencontra com cadelinha de estimação como último desejo
UOL Notícias/KCRG News
http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/internacional/2011/06/21/sem-teto-desenganado-por-medicos-se-reencontra-com-cadelinha-de-estimacao-como-ultimo-desejo.jhtm

De Cachorros A Porcos - Clínica Veterinária Gratuita Cuida de Mais de 200 Animais em Nosara*


Reportagem: Marcia Banes
Foto: The Costa Rica News
TheCostaRicaNews.com

*Livre tradução resumida

[...] Concha, um pincher miniatura de 4 anos, é um dos animais que passaram pela  Clínica de Cuidados Animais de Nosara, na cidade de Nosara, na Costa Rica. Ele quase morreu atropelado há 4 anos. Sem veterinários disponíveis em Nosara ou dinheiro extra para o tratamento, o dono procurou cuidar do cachorro da melhor maneira possível. Em virtude dessas dificuldades, uma das moradoras locais, Sarah Foster, procurou um grupo de voluntários, a World Vet Organization.

A World Vet provém ajuda veterinária em âmbito internacional, sempre em parceria com associações de defesa dos animais, governos estrangeiros, grupos militares e profissionais veterinários. Sarah Foster realizou trabalhos voluntários para a organização em uma de suas viagens à Nicarágua e reconheceu que seria benéfico para Nosara ter uma clínica similar. Ela é membro da Nosara Animal Care, uma organização sem fins lucrativos que ajuda a cuidar de animais sem lar ou daqueles cujas famílias não podem pagar por tratamento.

[...]Mais de 200 cirurgias foram realizadas na Clínica em 3 dias por 16 médicos veterinários, estudantes e técnicos da World Vet. Foi uma cena impressionante testemunhar a rapidez e eficiência com que os voluntários trabalham juntos, para tratar do maior número de casos em um curto espaço de tempo. [...] Os voluntários estavam prontos para tudo, inclusive uma cirurgia de hérnia em um filhote de porco. As famílias dos pacientes receberam instruções e remédios para continuar o tratamento e Sarah Foster fará o acompanhamento, recebendo os animais em consultas de retorno na próxima semana.

A Clínica instalou-se no centro de Nosara, em um prédio que estava abandonado há muitos anos e que precisa de reformas. Por isso, a futura sede da Clínica de Cuidados Animais de Nosara está solicitando donativos que possam ajudar o projeto, como telhas, mangueiras, pias, telas de janelas, toalhas, tintas, geladeira usada, uma máquina de lavar e uma secadora. Para fazer uma doação ou para obter informações: http://www.nosaraanimalcare.com/ e http://www.worldvets.org/.

Voluntários na Hungria Ajudam Na Reconstrução de Escolas*

Reportagem: AmCham/Xpatloop.com
Hungria
http://www.xpatloop.com/news/amcham_event_report_a_day_to_make_it_happen__in_devecser_hungary

*Livre tradução resumida

O acidente conhecido como "lama vermelha" na Hungria provocou danos severos em diversas construções. Por isso, a Fundação AmCham arrecadou fundos para construção de novos playgrounds e ginásios para escolas de ensino básico nas cidades de Devecser e Kolóntar. Organizaram um dia de voluntariado e reuniram um mutirão de 60 pessoas, que ajudaram a pintar cercas, portas e a reformar os jardins. Além disso, participaram de atividades recreativas com as crianças da localidade.

"Nós tivemos um dia muito legal e produtivo em Devecser. Ao final da tarde, estávamos bastante cansados, mas felizes e satisfeitos por termos feito algo em prol daquela comunidade", disse uma voluntária

Grupo Promove Abraço Coletivo Em Ato Pela Paz Na Av. Paulista


Um evento que está se tornando recorrente pelo mundo: distribuição de abraços. O evento aconteceu na Avenida Paulista, em São Paulo, e contou até com a participação dos policiais militares que faziam a ronda no local.  A reportagem é da Folha de São Paulo, e pode ser lida na íntegra clicando-se  no link abaixo. 


Reportagem: Giba Bergamim Jr.
Folha de São Paulo

Ao ler essa reportagem, me lembrei do vídeo da Dave Matthews Band, com o mesmo tema. Tudo a ver com a reportagem! Confira aqui, ainda mais se o seu dia não foi aquelas coisas!

terça-feira, 21 de junho de 2011

Nunca é Tarde Para Ser Um Médico*



Reportagem: Madison Park
Foto: Redprodução
CNN News

* Tradução livre e resumida

Quando terminar seus estudos e iniciar sua carreira como médico, Mike Moore terá 50 anos de idade.

Como estudande do segundo ano da faculdade de Medicina da Universidade Pacific Northwest, ele tem aulas com professores mais jovens do que ele, e se senta com colegas com idade suficiente para serem seus filhos.

Estórias sobre mudança de carreira na meia-idade em geral dizem respeito a pessoas estressadas e que buscam trabalhar com aquilo que lhes dá prazer, como preparar cupcakes ou então abrir um café. Raramente envolvem um programa rigoroso como o de se tornar médico aos 40 ou 50 anos.

A Medicina é uma área onde há muita pressão, exige entre sete e onze anos de estudos, incluindo as residências após a conclusão da faculdade, com jornada de trabalho extenuante. Futuros médicos como Moore, que fazem escolhas improváveis de mudança de carreira, são conhecidos como estudantes não tradicionais, e a demanda desse tipo de estudante vem aumentando nas escolas de medicina.

[...] Candidatos não tradicionais estão em uma cruzada, diz a Dra. Suzanne Miller, conselheira de admissões de cursos de medicina. "Eles deixam bons empregos, ela diz, a maioria vem até mim aos prantos". Eles pensam que  estão loucos por sequer pensar em investir mais 10 anos de vida para se tornarem médicos, ela diz. Mas Miller os encoraja.

As Escolas de Medicina estão aceitando estudantes não tradicionais porque, segundo Miller, "inteligência emocional é tão importante quanto o QI". Eles provavelmente tem experiências reais como gerenciar um orçamento próprio, cuidar de pessoas doentes ou lidar com mortes. Eles podem ser melhores no relacionamento com os pacientes porque já trabalharam fora da academia.

Mike Moore teve que abrir mão de muitas coisas para cursar Medicina. Sua família agora depende exclusivamente de sua mulher como única provedora do lar, enquanto ele termina a faculdade. Eles têm dois filhos. Sua mulher, uma pediatra, apoiou sua decisão.

Moore estudou  para os testes de admissão da faculdade no Iraque, em meio a missões. Teve que voar até o Qatar para fazer a prova e passou a noite anterior em um leito apertado de um hospital militar americano.

Já tendo trabalhado como médico-assistente, ele decidiu perseguir o título de médico osteopata.

"Eu sei que amo isto", diz Moore. "Não consigo me ver fazendo outra coisa".

[...] " Eu posso praticar Medicina por 20, talvez 30 anos, mas serão anos recompensadores. Sinto que posso contribuir de uma maneira única e especial para saúde, na qual outras pessoas não podem. Posso servir também como exemplo. Você não tem que desistir porque tem 50 anos de idade. Eu tenho uma vida toda pela frente".

[...] Heidi Meyer é outro exemplo. Ela sempre quis fazer Medicina, no entanto, acabou fazendo carreira em musicais. Quando tomou a decisão de deixar seu papel no espetáculo "Miss Saigon", na Broadway, para seguir carreira na área médica, atraiu olhares intrigados para si.

"Eu não iria crescer e me tornar a pessoa que gostaria de ser", disse Heidi sobre sua carreira no teatro.

Ela decidiu que era hora de mudar.

[...] Heidi, hoje com 40 anos de idade, está concluindo sua residência na Universidade do Arizona, em Tucson.

Diretor de Escola Leva Torta Na Cara Por Uma Boa Causa*


Reportagem: Michael G. Seamans 
Foto: Michael G. Seamans 
Morning Sentinel
http://www.onlinesentinel.com/news/STILL-LIFE-Getting-creamed-for-a-good-cause.html

*Livre tradução

Bill Pullen, diretor da Escola Mill Stream, nos Estados Unidos, levou uma saraivada de tortas na cara de uma turma da 4ª série da própria escola que dirige. A classe recebeu o direito de empastelar a cara do diretor por ter vencido uma competição de arrecadação de fundos para um programa da Unicef que ajuda crianças carentes nos estudos. A última "tortada" foi da professora da turma, segundo comentário postado no site pela mãe de um dos alunos! Um jeito criativo de fazer o bem, os políticos brasileiros poderiam se candidatar também.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Menina reúne US$ 200 mil para golfo do México vendendo desenhos



Uma menina de 11 anos, Olivia Bouler, residente no estado de Nova York, conseguiu arrecadar US$ 200 mil comercializando suas pinturas e desenhos de aves. O objetivo dela era arrecadar fundos para a recuperação do golfo do México, local do catastrófico acidente com derramamento de petróleo, cujo impacto foi devastador para todo o ecossistema da região. O dinheiro foi revertido para a ONG Audubon Society. O link da reportagem da BBC está abaixo:

http://www1.folha.uol.com.br/bbc/932331-menina-reune-us-200-mil-para-golfo-do-mexico-vendendo-desenhos.shtml

domingo, 19 de junho de 2011

Intervalo Nas Deliberações!



NT - Domingo, início de nova semana. Segue o mais novo vídeo do fotógrafo norueguês Terje Sorgjerd, realizado no continente Ártico. Afinal de contas, uma boa história também pode ser contada por imagens! Bom início de semana a todos nós! 

Vale do Itajaí dá exemplo nacional em alfabetização


Reportagem: Cristian Weiss
Jornal de Santa Catarina
http://www.clicrbs.com.br/especial/sc/jsc/19,0,3356011,Vale-do-Itajai-tem-14-municipios-entre-os-100-com-menor-indice-de-analfabetismo-do-pais.html

Vale do Itajaí tem 14 municípios entre os 100 com menor índice de analfabetismo do país.

Reportagem mostra que o Vale do Itajaí, em SC, tem 14 municípios na lista das 100 cidades com menor índice de analfabetismo do Brasil. Em 2007, Blumenau recebeu um selo do Min. da Educação, de Cidade Livre do Analfabetismo. Na ocasião, a cidade apresentava 1,8% de analfabetos, sendo a única cidade do país com 300 mil habitantes a receber o título.

Um dos exemplos citados na reportagem do Santa é o do zelador blumenauense - seu Riva - que deixa de ser iletrado aos 53 anos. Confira o vídeo acima.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Laços familiares mais fortes na Islândia


NT: hoje é o Dia da Independência na Islândia, parabéns aos islandeses!

Reportagem: Ice News
Foto: Ice News
Ice News

*Livre tradução adaptada

Pesquisa realizada pela socióloga polonesa Katarzyna Growiec na Universidade da Islândia mostrou que os laços entre familiares na Islândia estão mais fortes do que nunca. Growiec pesquisou estudantes em 2010 e comparou os resultados com dados análogos de 1984. Ela conta que o que a surpreendeu foi constatar que os jovens islandeses parecem confiar mais em seus pais no que concerne à assistência e outras preocupações do que os demais pares europeus. Ela pontua que tal fato não tem a ver com a crise econômico-financeira que acossou o país, pois a tendência já era verificada desde 2005.

Outro fato que a surpreendeu foi a quantidade de jovens islandeses que fazem serviços voluntários durante a recessão. Ela acredita que serviço social faz parte do mecanismo de auto-ajuda das pessoas durante as crises. Ao ajudar os mais necessitados, as pessoas estão mais propensas a encontrar amizade e sensação de bem-estar que todo mundo precisa quando está sob pressão.

Mulher de apresentador de TV australiano e o próprio salvam vida de idoso em um avião

Reportagem: Cairns Post, The Telegraph
Foto: Arquivo
Cairns Post/The Telegraph

NT: ao transcrever essa notícia, percebi uma dificuldade pela qual os jornalistas passam ao publicar matérias com gente famosa. Na verdade, quem ressuscitou o idoso da história foi a esposa do apresentador, Libby Kolch (ao  lado dele, na foto acima). Entretanto, como o apresentador David Kolch é mais popular, se torna mais fácil citar o nome dele não apenas como manchete, mas para “centralizar” a reportagem. Como não sou jornalista, estou transcrevendo como o próprio David gostaria, ou seja, dando a devida importância à sua mulher, que é enfermeira.

Um dos apresentadores de um programa de TV australiano (Sunrise), David Koch, conseguiu retirar do toalete de um avião um idoso de 87 anos que passava mal. Ao puxá-lo para fora com a ajuda da mulher, Libby, ele percebeu que o homem estava prestes a perder a consciência. Em seguida, sua respiração parou. Libby - que possui registro de enfermeira - prontamente entrou em ação, fazendo compressões torácicas enquanto David pedia um equipamento de oxigênio. Felizmente, o idoso conseguiu se recobrar. O casal sentou-se ao lado e acompanhou o “paciente” até o pouso, quando uma equipe de paramédicos assumiu, estabilizando a situação e levando o homem para o hospital.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Vinte pontos para Grifinória!


Os atores James e Oliver Phelps participaram do desafio conhecido como Three Peaks Challenge, no qual os participantes devem escalar os três picos mais elevados do Reino Unido em até 24 horas. As montanhas são o Ben Nevis, na Escócia, Scafell Pike na Inglaterra e Snowdon no País de Gales. A intenção era levantar fundos para duas instituições de caridade: o Royal National Lifeboat Institution e o Hospital Infantil Great Ormond Street.

James disse que se sentiu compelido a angariar recursos para o hospital infantil depois de ter feito uma visita em suas instalações no começo do ano. "Um dia do qual nunca mais esquecerei. Não apenas por ver o quanto a equipe dá duro no trabalho, mas também por ver como as crianças são maravilhosas. Antes mesmo de deixar o prédio do hospital eu já tinha decidido que queria fazer alguma coisa e, de alguma forma, ajudar a prover recursos para reformar e renovar o hospital, comprar equipamentos indispensáveis ao seu funcionamento e patrocinar pesquisas pioneiras na área de saúde."

Confira a reportagem em inglês: http://www.msnbc.msn.com/id/43398315/ns/us_news-giving/

Idoso que abandonou a faculdade se forma aos 99 anos de idade


Associated Press
msnbc.com

*Livre tradução resumida

Leo Plass, residente em Redmond, Oregon, nos Estados Unidos recebeu seu diploma há poucos dias pela Eastern Oregon University. Quando abandonou a universidade, faltava menos de um semestre para o Sr. Plass completar os estudos e iniciar sua carreira como professor. No entanto, o país atravessava a Grande Depressão, e um salário de professor não seria suficiente para ele se manter. Ploss acabou aceitando uma proposta de um amigo para trabalhar em uma empresa de equipamentos para extração de madeiras, que pagava o dobro na época.

Sem-teto e viciado em drogas dá a volta por cima


The Punch Team
The Punch

* Livre tradução

Nota: depoimento retirado de um portal australiano...imaginei que países com IDH elevado fossem mais propícios para buscar notícias positivas. Nem tanto. Mas gostei de ver que a manchete principal dos jornais australianos na Internet são as belíssimas fotos do eclipse lunar de hoje, acima de qualquer outra notícia de crise na Europa ou aumento da taxa de juros interna. Por isso, estou colocando-a no início deste post. Talvez algum leitor extraia uma analogia interessante entre o eclipse e o relato abaixo. Chama a atenção também a coloração avermelhada que a Lua atingiu naquele canto de mundo. Infelizmente não vi isto acontecer aqui no Brasil, mas para quem mora no Sul o simples fato de podermos apreciar um eclipse em nuvens já valeu a pena.

*EU ERA SEM-TETO E VICIADO EM DROGAS. ENTÃO, EU ATINGI O FUNDO DO POÇO.

Você nunca me conheceu. Não sabe quem sou. Meu nome é Ian, e por 15 anos fui usuário de drogas. Comecei quando tinha 15 anos. Um traficante apresentou um pacote de heroína a mim e a um colega. Três dias depois, estávamos injetando. O traficante cuidava da gente. Deu-nos um trabalho que consistia em transportar seus pequenos embrulhos - este foi meu primeiro emprego.

Ele e seus colegas traficantes eram os meus modelos de pessoas naquela época. Meu pai era alcóolatra e nos abandanou muito cedo. Minha mãe teve que lutar muito para me criar, além de outras três irmãs. Destas, apenas uma não se tornou também uma viciada.

Morávamos em Blue Mountains quando eu era mais novo. Infância normal. Bicicletas, ar fresco, bons amigos. No entanto, os problemas financeiros obrigaram-nos a mudar dali, e acredito que foi a partir deste momento que saí dos trilhos.

A escola não funcionava pra mim, e eu vivia na companhia dos traficantes. Eu não conhecia outra vida. Passei um tempo dentro e fora da cadeia e das clínicas de reabilitação, às vezes ao relento, vivendo um dia de cada vez. A prisão não se parece nada com o que se vê na TV. Ninguém dá a mínima se você é um viciado querendo sair dessa vida ou não. Apenas lhe dão metadona todas as manhãs, na esperança de mantê-lo quieto. Tão logo conseguisse sair dali, eu retornaria imediatamente para minha antiga vida. Já conhecia os Vinnies, claro, mas não quis ajuda mesmo porque não sabia o que eles realmente poderiam oferecer para me socorrer.

Dizem que você precisa bater no fundo do poço antes de conseguir se recuperar. Eu cheguei lá no dia em que decidi dirigir um carro em alta velocidade e sob influência das drogas. Minha filha de 14 anos estava do meu lado, no banco da frente.

Realmente não me recordo do que aconteceu, mas capotamos o carro, provavelmente umas quatro ou cinco vezes. Acordei no hospital com costelas e clavícula quebradas e um pulmão perfurado. Eu me recordo  dos socorristas atendendo minha filha no local do acidente, mas perdi a consciência e só a recobrei alguns dias depois. Ao despertar, fiquei sabendo que minha filha estava viva, mas gravemente ferida.

Decidi que era hora de mudar, e foi aí que os Vinnies entraram. Eles não me julgaram. Apenas me deram a mão no momento em que precisava. Comida, abrigo, mobílias...Apresentação das instalações para reabilitação. Ajudaram-me a obter moradia e emprego no longo prazo. Mostraram-me o que eu poderia fazer e como obter ajuda.

Deram para mim e minha filha um lugar para morar, um lar especial para pais com filhos. Nós amamos o lugar. Era seguro e tranquilo, e minha filha realmente apreciou a camaradagem dos funcionários bem como o suporte que estávamos recebendo. Eu trabalhei duro naqueles dias com um conselheiro pessoal, abandonando a metadona e recuperando minha vida. Aprendia o básico: como pagar faturas, como abrir uma conta em um banco ou escrever uma carta. Eu estava fazendo planos para o futuro.

Estou limpo, já há mais de 2 anos e 8 meses. Minha filha mora comigo e é representante de classe no grupo do conselho escolar. Ela está bem. Nós estamos bem. Ela ainda carrega as cicatrizes que causei, mas estamos felizes e eu a amo muito.

Nós conseguimos. Hoje sou uma pessoa diferente. E isto porque  os Vinnies e programas como Matthew Talbot Homeless Services estavam lá  me dando suporte, conduzindo e me ajudando no momento em que mais precisei. [...]

Atualmente estou trabalhando e também ajudando pessoas que, assim como eu, estão tentando reconstruir suas vidas novamente. Sinto-me capaz de ajudar porque já estive lá. Não fazemos julgamentos, às vezes a vida apenas descarrega em você.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

L’offensive des écoloptimistes – Six Green actions ultrapositives






Confesso que não está fácil encontrar notícias positivas no meu segundo dia. Fui obrigado a me virar com esta matéria, já antiguinha, mas muito interessante do caderno feminino do Le Figaro, que selecionou 6 iniciativas “verdes” de impacto, cujas causas congregam anônimos e famosos, os quais se mobilizam para fazer a diferença.

Reportagem: Dalila Kerchouche
Fotos: Le Figaro
Madame Figaro
http://madame.lefigaro.fr/societe/loffensive-ecoloptimistes-040611-162201


Save Tigers Now – iniciativa para tentar impedir a extinção destes felinos, que somavam mais de 100 mil exemplares no início do século e hoje, de acordo com as estimativas, não passam de 4 mil. Tanto a caça predatória como a destruição do habitat contribuem para o desaparecimento dos tigres. Líder: Leonardo DiCaprio, que iniciou sua cruzada para arrecadar fundos em 2010 com objetivo de dobrar a população em 12 anos. A boa notícia é que pela primeira vez neste ano o número de tigres aumentou na Índia. (www.savetigersnow.com)
 
Um Muralha Verde Contra o Deserto – descrito como um dos projetos mais ambiciosos do século, pretende criar uma fronteira verde nas bordas do deserto do Saara no sentido leste-oeste. Seriam plantadas árvores (acácias) ao longo de 7 mil quilômetros com o objetivo de deter a desertificação e oferecer renda à população pobre pela colheita dos frutos dessas árvores. A iniciativa foi lançada há mais de 5 anos, envolve 11 países sul-africanos e tem no presidente do Senegal, Abdoulaye Wade, seu  mais fervoroso militante.

Oceanos: Os Heróis de Plástico – idéia do aventureiro britânico David Mayer de Rothschild de construir um catamarã de 18m inteiramente de material reciclável, movido à energia solar (veja a foto acima). O barco, feito a partir de 12.500 garrafas de plástico, saiu de San Francisco em 2010 e aportou 128 dias depois no porto de Sydney, visando chamar atenção do grande público para a poluição dos oceanos. No barco, havia uma horta hidropônica (acima do solo) e até mesmo a urina da tripulação era reciclada e convertida em água potável. (www.theplastiki.com)

Agricultura Orgânica – a idéia é apoiar a agricultura de produtos orgânicos. A responsável é a ONG WWoof (Willling Worker On Organic Farm), que recruta voluntários interessados em oferecer mãos e tempo livre por alguns dias a agricultores que precisem de auxílio em suas plantações, contanto que sejam orgânicas. Em troca, os proprietários oferecem estadia em um lugar bucólico. O movimento começou em Londres e se espalhou no decorrer dos anos, formando redes no mundo todo. É um incentivo ao cultivo de produtos orgânicos.(www.wwoof.com)

Segunda-Feira Sem Carne (Meatless Monday) – iniciativa de Paul McCartney, um vegetariano convicto, na tentativa de sensibilizar a população a reduzir o consumo de carne, principalmente em prol da redução de emissão de gases que contribuem para o aumento do efeito estufa. Além de estrelas como Kate Moss e Gwyneth Paltrow, o movimento também conta com o apoio de grandes companhias de alimentação como a Sodex, que fornece para 2 mil empresas americanas e 900 hospitais. Cerca de 10 países na Europa participam deste movimento.(www.meatlessmonday.com)
  
Prêmio Coal (Coalizão de Arte e Desenvolvimento Sustentável) – idelizado pela blogueira “verde” Alice Audoin, o prêmio procura estimular o tema “ecologia” no meio artístico. Em sua segunda edição, recebeu o dobro de projetos do ano anterior.

O casamento se torna humanitário, responsável e às vezes até patrocinado*


Reportagem: Delphine de Mallevöue
Le Figaro
http://www.lefigaro.fr/actualite-france/2011/06/12/01016-20110612ARTFIG00225-le-mariage-2011-devient-humanitaire-responsable-et-parfois-sponsorise.php
¨
*Livre tradução resumida


Os casamentos em 2011 se tornam humanitários, socialmente responsáveis e às vezes patrocinados

Tradicionalmente repletos de casamentos, os meses de maio, junho e julho deste ano são marcados também por verdadeiras mudanças. Nem tanto do ponto de vista dos números, já a quantidade de cerimônias agendadas para este ano é praticamente a mesma em comparação com os dois últimos anos. São os costumes que agora surgem um pouco revolucionários. No lugar das famosas luas-de-mel em locais paradisíacos, das listas de presentes que incluem utensílios domésticos e móveis para decoração das residências, o enfoque passou a ser presentes para os outros, não mais para si mesmo. Em 2011, os casamentos adotam um tom altruísta, com noivos verdadeiramente engajados e com listas "socialmente responsáveis".

Esta é a última tendência entre jovens casais da classe média alta da França, que transformam o dia do "sim" em ações filantrópicas e preferem contabilizar fundos para a caridade ao invés de utensílios de louça.

Armados de boa intenção, os futuros cônjuges deixam suas listas na Internet com sugestões de donativos para uma obra de caridade, uma associação que lute pelo desenvolvimento sustentável ou até mesmo para ajuda de comunidades com problemas, como é o caso dos japoneses afetados pelo último tsunami. Outros preferem, ainda, tirar do próprio bolso para financiar uma viagem de cunho "missionário" no lugar dos contumazes hotéis 4 estrelas para a lua-de-mel. Assim, é cada vez mais comum que jovens casais procurem uma viagem em "busca de um sentido de vida" na África, Cambodja ou Índia, onde participam da construção de um poço, uma escola ou orfanato.

A tendência tem inspiração no way of life de caridade vivenciado por casais famosos de Hollywood como Brad Pitt e Angelina Jolie, cuja união se tornou emblemática nos trabalhos sociais que ambos realizam. Os príncipes ingleses William e Kate também influenciam, com suas fundações de caridade e mobilização em prol de assistência social.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Pesquisa mostra quais os sonhos dos jovens brasileiros


O estudo divulgado pelo Estado de São Paulo, no qual foram entrevistados 3 mil jovens de todo o país, mostra que nove em cada dez gostariam de ter uma profissão que ajudasse a sociedade. Além disso, há outras descobertas interessantes sobre o que pensam sobre educação. Confira na reportagem abaixo.

Reportagem: Felipe Mortara
O Estado de São Paulo

Editorial

"Quase Nada 039" - Fábio Moon & Gabriel Bá

Nota importante: faz parte da política deste blog dar os devidos créditos aos jornalistas e responsáveis pelas matérias sempre que estes estiverem disponíveis. Este projeto não tem - e enquanto estiver sob minha responsabilidade - jamais terá qualquer fim lucrativo!

Nunca me considerei um otimista. Sob minha ótica, otimismo distorce o propósito evolutivo inerente ao ser humano. Empurra-nos até o inevitável momento de ruptura do qual termina o otimismo cedendo lugar ao conformismo. Em sua infinita ignorância, o ser humano ainda prefere aprender pela dor. Somos assim. Portanto, qual o sentido de ser otimista? É o que pretendo descobrir com este blog, após um exame da própria consciência e – principalmente – da minha sanidade mental.

Vivo em um país desgraçado. Por conta do meu ofício, sou obrigado a ler, todos os dias, os jornais de circulação nacional. O noticiário político me deixa crispado, mas quando participo da vida em sociedade, dentro do meu papel de cidadão, percebo que os que estão em Brasília não são muito diferentes de tudo que se vê por aí. Dói ver pessoas honradas lavando as mãos ou muitas vezes entrando no jogo, cansados que estão de fazer o papel dos honestos otários desse país. Não os culpo. Manter a integridade é muito difícil quando o  meio briga contra. A injustiça das coisas nos leva a extremos. Cada um pode ceder uma parte de sua integridade como reação ao estado das coisas, atualmente...Eu preferi investir neste blog. Estou encharcado de negativismo, farto do que leio e ouço todos os dias. A partir da constatação de que não posso me furtar a ler notícias, entendi que preciso de uma higienização mental diária. Daí surgiu o propósito deste espaço.

Acredito que o mundo seja energia em movimento. Sobre a energia, várias crenças mencionam tal fato, seja de maneira direta ou indireta. Chame isso de olho oculto, chakra, energia positiva, luz branca, campo vibracional, fluidificação, não importa...não tenho o intento de polemizar ou debater a fé das pessoas. A falta de esperança com o atual status quo; nossa completa inapetência para uma revolução de costumes e a minha própria aversão a métodos violentos para a consecução de objetivos positivos (a falsa e tentadora idéia de que os fins justificam os meios) é que me levaram, indubitavelmente, a este momento.

O que me proponho é publicar neste blog somente notícias positivas que encontrar pela Internet. Uma terapia pessoal, mas que pode ser dividida com mais pessoas. A princípio, tentarei extraí-las dos grandes portais e jornais on-line pelo mundo afora. Se não for possível, apelarei para fontes mais óbvias... Será uma jornada pela consciência, reivindicação daquilo que somos: um pequeno facho de luz com poder de iluminar cada vez mais longe na escuridão. Entendo que possa soar grandiloqüente, até arrogante, eu diria. Você provavelmente também diria isso. Estamos afeiçoados a pensamentos rasos.

Por isso, não quero comentários neste espaço. Peço apenas que você, ao terminar de ler uma publicação deste blog faça uma pequena prece (independentemente da sua crença) ou apenas mande um pensamento positivo para o planeta. Peça, em silêncio, por um mundo melhor, mais justo, menos egoísta. Não precisa se demorar - 5, 10 segundos já estão ótimos. Não precisa fechar os olhos, nem ajoelhar-se. Basta a atitude de querer ver as coisas melhores do que estão. Façamos disto um hábito diário – eu já me comprometi a fazer. Quanto mais pessoas vibrarem juntas de maneira positiva, maiores as chances de uma revolução silenciosa...De alguma maneira, temos que quebrar o círculo vicioso das energias negativas.

Compartilho esta jornada com você!

Boa sorte a nós!

[...] Eu já vi pessoas transformarem células cancerosas em células saudáveis apenas pensando nelas. Vi mentes humanas afetando o mundo físico de inúmeras formas. [...] Nós provamos cientificamente que o poder do pensamento humano cresce exponencialmente  em proporção à quantidade de mentes que compartilham o mesmo pensamento. [...] O que estou dizendo é o seguinte: duas cabeças pensam melhor do que uma, mas não são duas vezes melhor, e sim muitas vezes melhor. Várias mentes trabalhando em uníssono ampliam o efeito de um pensamento...de forma exponencial. É esse o poder inerente aos grupos de oração, aos círculos de cura, aos cantos coletivos e às devoções em massa. A ideia de uma consciência universal não é um conceito etéreo da Nova Era. É uma realidade científica palpável...e dominar essa consciência tem o potencial de transformar o mundo. [...] E o que é mais importante: isso está acontecendo agora. É possível sentir essa mudança à nossa volta. A tecnologia está nos conectando de formas que jamais imaginamos: veja o Twitter, o Google, a Wikipédia e tantas outras coisas...tudo isso para criar uma rede de mentes interconectadas”. (Dan Brown, O Símbolo Perdido, p. 483-485)

Quando teu olho for bom, todo o teu corpo terá luz” (Mateus, 6:22)

Um dia, Chico andava esbaforido em direção à Fazenda Modelo quando foi chamado por uma vizinha

[...]Atrasado para o serviço, ele seguiu em frente e se limitou a dizer:

- Estou com pressa. Na hora do almoço passo aqui.

Deu cinco passos e ouviu a voz de Emmanuel.

- Cinco minutos não vão prejudicá-lo.

Chico voltou, tirou dúvidas da mulher sobre um remédio receitado pelo Dr. Bezerra e foi embora. A vizinha ficou feliz da vida.

- Obrigada Chico. Deus lhe pague. Vá com Deus.

O rapaz despediu-se e, cem metros adiante, seguiu outro conselho de Emmanuel. Olhou para trás para ver o que saía dos lábios da moça em sua direção. Enxergou uma massa branca de fluidos luminosos aproximando-se e entrando no corpo dele. Emmanuel concluiu a lição daquele turno:

- Imagine se, em vez de “vá com Deus” ela dissesse “vá com o diabo”. De seus lábios estariam saindo cinzas, ciscos, algo pior. (Marcel Souto Maior, As Vidas de Chico Xavier, p.108-109)

"Somos o que pensamos. Tudo o que somos surge com nossos pensamentos. Com nossos pensamentos, fazemos o nosso mundo". (Siddharta Gautama, o Buda)