A propósito...

O objetivo deste blog é o de coletar, todos os dias, notícias verdadeiramente positivas e edificantes em prol de um mundo melhor. Colabore para a nossa cura, dedique um tempo para enviar boas vibrações ao planeta! Para entender melhor, leia o Editorial

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Uma Escola da Etiópia Que Alimenta Corpos e Mentes*



Reportagem: Emily Whiter/colaboração de Diane McCarthy
Foto: sem créditos
Ethiopian-News/CNN

* Livre tradução

Ao se deparar com as privações enfrentadas pelas crianças de sua vizinhança, uma professora etíope decidiu tomar como missão a de construir um local seguro, onde elas pudessem aprender e brincar.

Muday Mitiku abriu uma escola há 11 anos, quando percebeu que a maioria das crianças do subúrbio onde mora passavam os dias nas ruas; sujas, famintas e sem aulas.

Mas a pequena escola situada em Keteme, uma região suburbana pobre na parte leste da capital Addis Ababa, tem pretensões ainda maiores do que apenas prover ensino às crianças.

"Fresh and Green é a única escola da área com este perfil", explica Mitiku."É a única a oferecer três refeições diárias para as crianças por dia, além de auxiliar suas famílias a se tornarem mais autosuficientes".

Quando a escola Fresh And Green se estabeleceu, era um jardim de infância pago, mas não muito antes de Mitiku começar a trazer para dentro crianças de rua. Ela diz que muitos pais de estudantes que pagavam a escola retiraram seus filhos de lá, mas isso não a desestimulou de querer continuar ajudar aos mais necessitados.

"Geralmente, os pais dessas crianças são pedintes ou prostitutas", diz."Se a escola não existisse, as crianças ficariam  nas ruas mendigando a próxima refeição, sem ocuparem o tempo com estudos".

Mitiku diz que muitos estudantes não têm pais e são trazidos por irmãos mais velhos ou parentes.

Doações de lugares distantes como os Estados Unidos ajudam a manter esta pequena escola funcionando, mas Mitiku diz que é sempre uma batalha.

Quando Trish Hack-Rubinstein visitou a escola em 2008, esta passava por uma fase de transição e com pouco dinheiro em caixa. Trish decidiu ajudar a levantar fundos para o projeto, e tão logo voltou para os Estados Unidos, fundou a entidade Friends of Fresh And Green Academy.

"Eu me apaixonei pelas crianças e as mães da escola e, claro, por Muday (Mitiku). Eu quis ajudar Muday a realizar o seu sonho, o qual, muito em breve, tornou-se meu também".

Trish Hack-Rubinstein atualmente busca recursos para a escola através de especialistas em captações, um programa de patrocínio para crianças e doações individuais.

[...] "Nossas metas são as de manter as crianças bem educadas e alimentadas, em um ambiente propício para tal, enquanto criamos um padrão de escola privada para esta área", diz Trish.

A escola encoraja as mães a também se envolverem. Aproximadamente 50 delas ajudam a escola, preparando refeições e auxiliando na limpeza. Pode-se dizer que a cooperativa das mães tem sido pródiga em reduzir a prostituição e a quantidade de pedintes no bairro. [..] As mães também fazem artesanato, os quais são comercializados e acabam gerando uma renda extra para as famílias. Trish e Mitiku estão tentando desenvolver trabalhos que sejam mais fáceis de ser comercializados, de modo a trazer mais renda para as mães e suas famílias.

Estudantes mais velhos e adolescentes também são encorajados a se envolver com as atividades da escola. Há aulas nos sábados à tarde e Mitiku tem orientado jovens de 15-16 anos a dar algumas aulas, o que as tem ajudado a conseguir empregos.

Para Mitiku, tudo diz respeito a construir uma firme estrutura para as redondezas no futuro. "Esperamos instigar um espírito de doação e compaixão nas crianças, para que elas possam devolvê-las no futuro à escola e às suas comunidades", diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário