A propósito...

O objetivo deste blog é o de coletar, todos os dias, notícias verdadeiramente positivas e edificantes em prol de um mundo melhor. Colabore para a nossa cura, dedique um tempo para enviar boas vibrações ao planeta! Para entender melhor, leia o Editorial

quarta-feira, 15 de junho de 2011

O casamento se torna humanitário, responsável e às vezes até patrocinado*


Reportagem: Delphine de Mallevöue
Le Figaro
http://www.lefigaro.fr/actualite-france/2011/06/12/01016-20110612ARTFIG00225-le-mariage-2011-devient-humanitaire-responsable-et-parfois-sponsorise.php
¨
*Livre tradução resumida


Os casamentos em 2011 se tornam humanitários, socialmente responsáveis e às vezes patrocinados

Tradicionalmente repletos de casamentos, os meses de maio, junho e julho deste ano são marcados também por verdadeiras mudanças. Nem tanto do ponto de vista dos números, já a quantidade de cerimônias agendadas para este ano é praticamente a mesma em comparação com os dois últimos anos. São os costumes que agora surgem um pouco revolucionários. No lugar das famosas luas-de-mel em locais paradisíacos, das listas de presentes que incluem utensílios domésticos e móveis para decoração das residências, o enfoque passou a ser presentes para os outros, não mais para si mesmo. Em 2011, os casamentos adotam um tom altruísta, com noivos verdadeiramente engajados e com listas "socialmente responsáveis".

Esta é a última tendência entre jovens casais da classe média alta da França, que transformam o dia do "sim" em ações filantrópicas e preferem contabilizar fundos para a caridade ao invés de utensílios de louça.

Armados de boa intenção, os futuros cônjuges deixam suas listas na Internet com sugestões de donativos para uma obra de caridade, uma associação que lute pelo desenvolvimento sustentável ou até mesmo para ajuda de comunidades com problemas, como é o caso dos japoneses afetados pelo último tsunami. Outros preferem, ainda, tirar do próprio bolso para financiar uma viagem de cunho "missionário" no lugar dos contumazes hotéis 4 estrelas para a lua-de-mel. Assim, é cada vez mais comum que jovens casais procurem uma viagem em "busca de um sentido de vida" na África, Cambodja ou Índia, onde participam da construção de um poço, uma escola ou orfanato.

A tendência tem inspiração no way of life de caridade vivenciado por casais famosos de Hollywood como Brad Pitt e Angelina Jolie, cuja união se tornou emblemática nos trabalhos sociais que ambos realizam. Os príncipes ingleses William e Kate também influenciam, com suas fundações de caridade e mobilização em prol de assistência social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário