A propósito...

O objetivo deste blog é o de coletar, todos os dias, notícias verdadeiramente positivas e edificantes em prol de um mundo melhor. Colabore para a nossa cura, dedique um tempo para enviar boas vibrações ao planeta! Para entender melhor, leia o Editorial

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Projeto em Planaltina ajuda jovens a fugir da violência por meio do esporte




Iniciativa muito parecida com a de um post recente, mas este projeto é tocado por policiais militares de Planaltina, DF. O objetivo não é formar atletas, mas ensinar um pouco de cidadania tendo como contrapartida um bom desempenho escolar! Uma ideia que poderia ser repicada em outras paragens.



[...] "Na avaliação dos voluntários, o resultado do trabalho tem sido bastante positivo. 'Desde que o projeto começou, somente um menino voltou a se envolver com o crime', contou o capitão Carlos Antero da Silva, instrutor de artes marciais. A iniciativa tem aprovação dos pais dos jovens."


Texto: Thaís Paranhos
Foto: Bruno Peres - CB/D.A Press
Correio Braziliense
http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2011/08/30/interna_cidadesdf,267549/projeto-em-planaltina-ajuda-jovens-a-fugir-da-violencia-por-meio-do-esporte.shtml

domingo, 28 de agosto de 2011

Intervalo Nas Deliberações! - Parte 5


Ben Harper & Inoccent Criminals
Morning Yearning
EMI

Encontrando esperança nos campos de futebol do Haiti*



Texto: Kathleen Toner
Foto: Imagem/Reprodução
CNN
http://www.cnn.com/2011/WORLD/americas/08/25/cnnheroes.patrice.millet/index.html?hpt=hp_t2

Livre tradução resumida

Há cinco anos atrás, Patrice Millet descobriu que possuía um tipo raro de câncer ósseo em estágio avançado. Um transplante de medula era a única chance de sobreviver. O executivo haitiano passou por um tratamento de 9 meses e retornou para o seu país em 2007, determinado a começar uma vida nova, com aquilo que sempre sonhou: ajudar as crianças mais pobres do Haiti a terem um futuro melhor.

"Você vê crianças necessitadas todos os dias - estórias ruins, trágicas", diz Millet, 49 anos de idade."Por toda a minha vida, eu sempre quis fazer algo de bom para o meu país, para as crianças; então pensei: ´A hora é agora, não tenho nada a perder´".

Patrice Millet vendeu seu negócio de suprimentos para construção e iniciou um programa conhecido como FONDAPS - Fundação de Nossa Senhora do Perpétuou Socorro. O programa usa o futebol através da filosofia "educação através do esporte" para manter as crianças longe de problemas e ensinar valores para a vida.

"Eu quero que as crianças se tornem cidadãs", diz. "No futebol, você precisa de espírito de equipe, disciplina, esportividade...não é apenas sobre futebol, é sobre a vida".

Patrice começou focando seus esforços na região de Solino, uma das mais perigosas de Porto Príncipe. Sua mulher ficou temerosa, e não queria que ele fosse até lá recrutar crianças. Ele respondeu que preferiria morrer fazendo algo de bom ao invés de perecer numa cama. Lentamente, a desconfiança foi se desfazendo entre os locais e, hoje, centenas de crianças têm se beneficiado do trabalho da Fundação, que propicia a seus participantes todo equipamento (uniformes, chuteiras e locais para treinamento), transporte e inscrições para torneios locais.

"Quando você mora em guetos, é difícil ver o mundo lá fora. Eu tento trazer esperança para as crianças, mostrar que há outras opções na vida", diz Patrice.

Antes do grande terremoto que devastou o Haiti em 2010, o programa de Patrice Millet já havia se expandido para três bairros, reunindo 600 crianças - incluindo 150 meninas. A catástrofe devastou o Solino e novos desafios se impuseram ao programa. Uma das crianças morreu e muitos perderam amigos e familiares na tragédia.

"Quando o terremoto veio...ficou ainda mais difícil para elas. Hoje, a maioria vive em tendas, elas têm que lutar por tudo".

Dois dos três campos antes utilizados para a prática de futebol se transformaram em grandes cidades de tendas. o campo remanescente situa-se em uma região de difícil acesso para os garotos irem a pé, mas cerca de 200 ainda jogam futebol pelo programa. Patrice acredita que os tempos ainda mais difíceis ressaltaram ainda mais a importância do seu trabalho.

"Em Porto Príncipe atualmente quase não existem campos de futebol, então é muito importante que as crianças possam brincar...eu tento dar a elas alegria, a própria infância".

Patrice também é um mentor e exemplo para "suas crianças", que se ressentem da figura de um pai. Depois dos jogos, ele e outros técnicos sempre conversam com os garotos sobre suas vidas. Ele também procura reforçar a importância da educação, chegando a tirar do próprio bolso para pagar pelas despesas escolares deles.

"Eles sabem que não precisam roubar ou entrar para gangues. Eles sabem que podem fazer alguma coisa com suas vidas, e que podem acreditar em si mesmos".

Atualmente, a Fundação é de apenas um homem com orçamento limitado, mas isso não impede que Patrice busque incessantemente novas maneiras de ajudar seus jogadores. Uma vez por semana, eles recebem pacotes de arroz, feijão e massa para suas famílias. Patrice busca agora um ônibus para transportar as crianças até o campo, e sonha com o dia em que erguerá uma escola que ofereça atividades esportivas, culturais e de artes.

Apesar dos desafios para manter seu programa funcionando, não lhe falta motivação.

"Ver a alegria no rosto de uma criança, mesmo sabendo de tudo que ela vem passando...isso me deixa feliz", diz. "É maravilhoso ver o progresso que eles fazem no futebol, na vida, em tudo".

Jeff Fouvant é uma das crianças beneficiadas pela Fundação de Patrice Millet que depende da comida doada por ele para sustentar uma família de 10 pessoas sem pai - morto no terremoto - e que mora em em uma tenda. Além da comida, Millet paga também as despesas escolares.

Em 2009, o câncer de Patrice Millet voltou, mas ele vem tratando-o com medicações. Recentemente, ele passou algumas semanas nos Estados Unidos fazendo radioterapia, mas ele insiste que está tudo bem. Embora o câncer seja uma realidade da qual ele não pode escapar, ele diz que hoje é mais feliz do que antes do diagnóstico.

"Hoje percebo o quão importante a vida é, cada minuto. Ainda não estou pronto para morrer, pois tenho muitas, muitas coisas para fazer", diz.

O site da Fundação de Patrice Millet pode ser visto aqui.

Resgate de idosos na cidade de Porto União comove a cidade




O fato aconteceu há uma semana, na cidade de Porto União, em Santa Catarina. Quatro homens da mesma família estavam no lugar certo e na hora certa, mais precisamente na casa da avó de João Donczyk, que estava com o padrasto, Evandro Figueira. Ambos são bombeiros militares e almoçavam com os parentes, Elias Stchuk e Reginaldo Stchuk (respectivamente tio e primo de João).

Ao escutarem gritos do lado de fora, saíram para verificar e perceberam um casal de idosos cercado por um incêndio dentro da própria casa. Por serem de idade avançada, elas precisavam de apoio para conseguir escapar. Como o fogo começou pela parte da frente, os homens entraram pela parte de trás, antes que as chamas consumissem a cozinha. Precisaram retirar uma velhinha carregada no colo, e João ainda retornou para soltar o cachorro, que estava preso à coleira, tendo sido inclusive mordido pelo animal, que estava muito assustado e foi "perdoado" pelo bombeiro. Toda a operação foi realizada apenas com as roupas do corpo, sem qualquer equipamento especial próprio para situações como essa.

A estória correu a cidade, e o jornal A Notícia recebeu e-mails de vários leitores na semana, parabenizando a família, uma "família de heróis que merece ser reconhecida dentro do Estado", segundo um dos moradores.


Texto: Caroline Stinghen
A Notícia

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Histórias de casais pela imprensa...

Hoje encontrei estórias de casais e me senti privilegiado por ter pais até hoje casados (os dois são amigos de infância, inclusive)...Decidi publicar as duas reportagens no mesmo post, de repente alguém esteja mesmo precisando ler sobre algo assim...

Depois de anos separados, casais resgatam o amor da adolescência


Texto: Simone Cunha
Foto: Regina de Grammont
UOL Notícias
http://estilo.uol.com.br/comportamento/ultimas-noticias/2011/08/26/depois-de-anos-separados-e-rumos-diferentes-casais-resgatam-o-amor-da-adolescencia.htm


"Debora levou seis meses para dar uma chance a Marcelo. 'Quando atendi o telefone, levei um susto. Precisei de um tempo para ter certeza de que deveria arriscar´, diz ela. O reencontro aconteceu em 2003 e, dois anos depois, eles se casaram. 'A Debora foi um dos mais belos presentes que a vida me deu', diz o marido.  Para o casal, o reencontro foi obra do destino. 'Certo dia, mexendo em coisas antigas da escola, encontrei um caderno que dizia ‘um dia nos encontraremos’, com o nome do Marcelo", conta Debora".


60 Anos de Casamento


Reportagem: Sud Ouest
Foto: DR
Sud Ouest

No último domingo, 21 de agosto, o casal francês de La Rochelle Rolande e Charles Clamaron comemoraram seus 60 anos de enlace. A cerimônia foi na igreja de Saint-Paul, no bairro onde moram há mais de 30 anos. Ambos se casaram aos 21 anos de idade, no dia 20 de agosto de 1951. O evento foi celebrado com a família - incluindo-se 5 bisnetos - e amigos.

Menino faz desenhos para ajudar o irmão mais novo



Mais uma iniciativa de uma criança para ajudar um irmão. O escocês Jack Handerson, de apenas 6 anos, vendeu desenhos pela Internet através de um site próprio para ajudar o Royal Hospital For Sick Kids, onde seu irmão está internado com problemas respiratórios. A repercussão foi bem maior do que muita gente imaginava. Confira no site abaixo!

Reportagem: Blog do Diarinho
Foto: N/A
Diário do Grande ABC
http://blogdiarinho.blogspot.com/2011/08/menino-faz-desenhos-para-salvar-irmao.html


quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Diga algo legal!


Improv Everywhere
http://improveverywhere.com/

Agradecimentos ao pessoal do T2L pelo vídeo!! Não deixem de assistir! Galera do Improv Everywhere deixa um púlpito em um local de Nova York com um megafone e uma mensagem: "Diga algo legal!". Aos poucos as pessoas vão passando e desejando um ótimo dia a todos, elogiando as pessoas, comentando o dia lindo que faz...enfim, uma sequência de momentos positivos!

Alunos do 5º ano lançam livro com autor infantil


Uma iniciativa muito legal de um escritor  - Auri Sudati - para estimular a leitura de crianças e formar novos escritores!


Auri carrega uma frase de Mário Quintana como lema: "Escrever para crianças deve ser tão natural como uma criança vira cambota".

"Trabalho há 31 anos com estímulo das crianças à leitura e é muito bom vê-las viverem a história do livro", [...]


Reportagem: Nicholas Fonseca
Imagem: Reprodução
Diário de Santa Maria
http://www.clicrbs.com.br/dsm/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=1300&action=noticiasImpressa&id=3459612&edition=17806

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Caminhoneiro de Gaspar adota 72 cães abandonados



"Meus filhos! Meus filhos! Venham com o papai, Riqueza, Alemão, Hércules, Pingo, Fofão, Lupa, Companheira, Máscara..."

Reportagem do Santa conta a bondade de Rogério da Silva, um caminhoneiro de 46 anos, que adotou 72 cães  e conhece todos pelo nome. Gasta R$ 600,00 entre alimentos, vacinas e outras despesas mas não abre mão dos seus animais. Confira na reportagem abaixo!

Reportagem: Morgana Michels

Foto: Rafaela Martins/Agência RBS
Jornal de Santa Catarina
http://www.clicrbs.com.br/especial/sc/jsc/19,6,3461125,Caminhoneiro-de-Gaspar-adota-72-caes-abandonados.html


Kate Winslet salva mulher de 90 anos em incêndio no Caribe




A atriz de Hollywood Kate Winslet (sim, a atriz de "Titanic" dentre outros trabalhos) se tornou uma heroína ao salvar a mãe do multimilionário e dono do grupo Virgin, Richard Branson. A mansão de Branson, nas Ilhas Virgens, pegou fogo na madrugada da segunda-feira, 22 de agosto. Kate era hóspede junto com seus dois filhos e namorado.

"Serei eternamente grato à Kate por ter conseguido tirar minha mãe de 90 anos da casa. Nós vamos reconstruir tudo o mais rápido possível. Há muita coisa destruída, mas vamos fazer algo ainda mais especial sobre as ruínas", escreveu Branson em seu blog.


Reportagem: G1/Ego
Foto: Reuters
G1

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Reserva marinha mexicana quintuplica número de peixes em 10 anos


Um projeto ecológico que se mostrou bem sucedido porque a população local se engajou pela proteção do ecossistema. Eis um trecho da reportagem da BBC (não deixe de acessar a reportagem e conferir as fotos do local!):


"É surpreendente que as comunidades de peixes em um recife superexplorado possam se recuperar até chegar a níveis comparáveis com os de recifes remotos, lugares prístinos onde nunca ocorreu a pesca humana", avaliou Aburto-Oropeza.

Para o especialista mexicano, o projeto mexicano ensina que o sucesso de projetos de proteção de áreas marinhas começa com a participação e a liderança das comunidades locais.


Texto: Alejandra Martins
Fotos: Octavio Aburto
BBC Brasil
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/08/110823_mexico_reserva_pu.shtml

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Médicos realizam "milagre" e curam uma mulher da cegueira



Reportagem: Christine McConnville
Foto: Christopher Evans
Boston Herald
http://bostonherald.com.nyud.net/news/regional/view.bg?&articleid=1360459&format=&page=1&listingType=Loc#articleFull

* Livre tradução resumida

Mercy Muzmara, uma professora de 35 anos da Zâmbia, África, voltou a enxergar depois de 3 anos. Ela realizou uma cirurgia no Massachussets Eye and Ear Infirmary que a curou após ter sido desacreditada por médicos do seu país. Ela  perdeu a vista após uma violenta reação a um antibiótico, que teve acabou por fundir suas pálpebras aos globos oculares. Graças a uma cirurgia de implante de uma córnea artificial no olho esquerdo - que durou 6 horas e contou com uma equipe de especialistas renomados, dentre eles o inventor da córnea artificial, Dr. Claes Dohlman - ela finalmente voltou a enxergar.

"É um milagre, um verdadeiro milagre", disse Mercy durante exames de rotina feitos após a cirurgia. "Eu pensava que milagres fossem estórias da Bíblia, mas são reais. Um aconteceu comigo".

Antes uma ávida leitora, Mercy Muzmara passou por apuros quando seu marido morreu no ano passado. Mãe de três crianças, ela não mais conseguia realizar tarefas domésticas simples. Em pouco tempo, teve depressão e fobia de sair de casa.

Foi graças a um médico americano que estava em missão na Zâmbia, que ela descobriu uma possibilidade de voltar a enxergar. Dr. P. Jeff Colquhoun, médico de Michigan, conseguiu levantar os recursos para trazer Mercy para os Estados Unidos e realizar o procedimento cirúrgico, que foi feito há mais ou menos um mês. O gasto foi de aproximadamente 50 mil dólares, sendo a maior parte bancada por um fundo filatrópico.

Hoje, Muzmara retornou ao seu país. Ela pretendia visitar o túmulo de seu falecido esposo e finalmente rever suas crianças (2 filhas e um filho). "Vou erguê-los e abraçá-los".

domingo, 21 de agosto de 2011

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Homem impede sequestro de menina e é inundado por donativos



Reportagem: Rheana Murray
Foto: Susan Montoya Bryan
NY Daily News

*Livre tradução resumida

A atitude heróica de um americano do estado do Novo México ao resgatar uma menina de 6 anos das garras de um sequestrador é uma prova de que boas ações não passam despercebidas.

Policiais e jornalistas tem sido bombardeados com pedidos de pessoas querendo o endereço de Antonio Diaz Chacon para mandar cartões de agradecimento e dinheiro.

Antonio, 24 anos de idade e mecânico por ofício, tem duas filhas - uma de sete e outra de cinco anos de idade. Depois de sua atitude, passou a receber pedidos de pessoas para criar uma poupança onde possam ser depositadas as doações que permitam ajudar a financiar os estudos de suas filhas.

Segundo o próprio, o resgate aconteceu por uma sequência de eventos coincidentes.

Ele deixou o trabalho mais cedo naquele dia e, se não fosse o fato de sua máquina de lavar roupas estar quebrada, ele não teria ido à casa de parentes que moram na mesma rua onde um homem tentou raptar uma garotinha.

Ele viu o criminoso agarrar a menina e jogá-la na sua van azul. "O jeito como ele a pegou e empurrou para dentro do carro me fez perceber que algo estava errado", diz Antonio.

Imediatamente, sua esposa ligou para a emergência (911), enquanto o próprio pulou para sua caminhonete preta e começou a perseguição. O sequestrador tentou ziguezaguear no meio de um parque de trailers para tentar escapar, mas acabou colidindo em um posto telefônico e fugiu logo em seguida. Antonio parou a caminhonete e resgatou a menina da van, sem ferimentos.

O pai da vítima disse à imprensa que atitudes como a de Antonio Diaz Chacon provam que boas pessoas ainda existem, e que foi muita sorte a menina ter um pai mais novo por perto. A polícia concorda. "A menina teve muita sorte. Podemos apenas supor o que poderia ter acontecido a ela. Por todo o país acontecem crimes assim e eles geralmente não terminam bem".

O criminoso foi preso mais tarde pela polícia, ao retornar ao veículo quebrado. Foi acusado de rapto, abuso infantil e adulteração de provas.

Menina de 12 anos põe a vida em risco para salvar outro adolescente



Um ato heróico, sem dúvida...não deixe de ler!

[...] Nicole surfava quando ouviu os gritos dele e, apesar das péssimas condições do mar, foi em direção ao menino e tentou trazê-lo à tona. “Naquele momento, eu só pensava: nós vamos morrer, eu não posso morrer assim”, relembrou Nicole à Associated Press.

Reportagem: Yahoo Notícias
Foto: N/A
Yahoo Notícias
http://br.noticias.yahoo.com/menina-de-12-anos-põe-a-vida-em-risco-para-salvar-outro-adolescente.html

Hamid, o "paquistanês americano" amigo das causas sociais



Reportagem: Dan Barry
Foto: Nicole Bengiveno
NY Times

* Tradução livre e resumida

Na pequena cidade de Reading, estado da Pensilvânia, encontra-se um restaurante da rede Dairy Queen (leia mais sobre a marca aqui) que é um refrigério contra as más notícias dos Estados Unidos - crise financeira, soldados mortos no Oriente Médio, inundações, tornados e a lenga-lenga dos pré-candidatos à presidência daquele país.

A diferença entre os mais de 5 mil restaurantes da rede espalhados pelos EUA está principalmente nas placas e recados feitos à mão que cobrem todo o espaço disponível das paredes do restaurante, todas mencionando alguém cujas raízes não são obviamente holandesas (forte corrente migratória do local), alguém chamado Hamid.

A escola primária de Cumru agradece a Hamid. A escola Mifflin Park idem, assim como a escola Brecknock e o próprio diretor das escolas primárias e secundárias da região. Meninos e meninas escoteiras, presidentes de ligas locais de futebol e baseball; o programa Alerta do Crime e a casa para pacientes adultos com retardo mental - todos agradecem a Hamid.

E lá vem o proprietário, Hamid Chaudhry, no meio de uma jornada de 80 horas semanais. Enquanto serve frangos e sobremesas geladas, ele ouve seu nome por diversas vezes e responde. "Oi Tracey, o cheque está pronto"."Até logo Sra. Brady. Tudo certo em casa?". "Tchau Sr. Rush. Como estava a sobremesa? Mais uma?"

Tanta familiaridade poderia fazer você pensar que Hamid, 40 anos, nasceu e se criou na cidade de Reading. No entanto, o sotaque paquistanês entrega: ele está na Pensilvânia apenas desde 2002, não muito depois da tragédia do 11 de setembro.

Enquanto um casal de funcionários locais acena pela janela, um ex-policial que ele conhece pega um bolo gelado e uma família menonita assídua degusta uma sobremesa do lado de fora do restaurante, Hamid conta sua história.

Ele é o mais novo de seis irmãos de uma família muçulmana de Carachi, no Paquistão. Seu pai, um contador, sofreu um acidente que deixou sequelas físicas e mentais. Sua mãe, uma professora escolar, passou a tomar conta do marido e insistiu para que seu filho fosse para os Estados Unidos, em busca de uma vida melhor. Mudou-se então para Chicago, onde um irmão trabalhava como taxista enquanto estudava para se tornar professor.

Hamid levou muitos anos para se formar em finanças, não apenas por conta das dificuldades com o idioma, mas também porque estava sempre trabalhando. Trabalhou no celebrado Drake Hotel, servindo salada para o ex-presidente Bill Clinton, panquecas de maçã para o ator Jack Nicholson e atendendo as exigências alimentares de uma hóspede chamada Lassie. Foi uma imersão pela cultura norteamericana.

Ele se tornou cidadão americano e empregou-se em Wall Street, mas foi demitido ("não era para mim", ele diz). Em Nova York conheceu sua mulher, formada em Medicina. Depois de se casarem em 2001, eles se mudaram para Reading, onde ela começou a trabalhar no hospital local. Hamid, enquanto isso, reuniu toda a coragem que tinha para fazer uma proposta de compra pelo Dairy Queen local. Quando o dono aceitou a proposta, Hamid teve que raspar suas economias, além utilizar-se de empréstimos e hipoteca para poder pagar ao dono a quantia solicitada. Passou por treinamento e finalmente abriu as portas em 2003. Desde aquela época, sua obsessão em dar um atendimento com "algo a mais" já podia ser notada.

Depois de ter se estabilizado, ele decidiu agradecer à comunidade local. Doou 25% das vendas para a associação de pais e professores. Embora 450 dólares pareça uma generosa quantia, a publicidade gerada para ele não parece correta sob seu ponto de vista.

"Parece que o meu retorno foi maior do que aquilo que doei", justifica.

Em pouco tempo, o restaurante se tornou um centro de encontro para o bem comum. Hamid passou a organizar arrecadações de donativos, tomando para si apenas o suficiente para cobrir os custos. Bom para promover os negócios, mas bom também para o próprio Hamid.

Campanhas de arrecadação de fundos para um pai de quatro filhos com câncer;  para a Children´s Miracle Network;  para times de futebol locais e a liga mirim; para a viúva de um xerife morto recentemente em um tiroteio (e que era cliente regular da loja). Tudo isso Hamid patrocinou e organizou, além de lavação de carros; recolhimento de donativos nas residências; campanha de doação de sangue quatro vezes por ano (todo doador tem direito a uma sobremesa gelada); festas gratuitas em cada escola local assim como a escola da Bíblia dirigida por uma igreja menonita (lembrando que Hamid é muçulmano).

"Meus clientes me proporcionaram bem-estar", explica. "Eles me amparam, então por que não ajudá-los"?

Recentemente, ele ajudou a organizar um evento no próprio Dairy Queen com objetivo de arrecadar fundos para a equipe infantil de natação. Não apenas isso, doou mil dólares, um valor que não foi obtido nem com o resultado final do evento.

Cada cidade tem o seu point: uma estação, uma lanchonete, um café. Em Reading é o Dairy Queen, principalmente por causa de Hamid. Não é incomum que ele apareça nas escolas com doces congelados para os professores. Conhece todo mundo e todos o conhecem.

Hamid considera-se um homem de sorte, e agradece a Deus. Morar na Pensilvânia com a mulher, dois filhos e administrar um restaurante que lhe permite ter muitas amizades - Hamid está em casa.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Alunos se unem para ajudar casal de idosos




Uma grande iniciativa, que certamente ensinou muita coisa para estes jovens.

[...] "Estudantes do Centro Educacional Adventista do Gama aprenderam uma lição que vai além do conteúdo ministrado em sala de aula, durante a última gincana cultural e desportiva do colégio. Eles fizeram um mutirão para ajudar um casal de idosos que vivia em péssimas condições. ´Foi ótimo poder ajudar e ver como eles ficaram gratos. Sozinhos, acho que nunca faríamos algo assim´, destaca Guilherme Martins, 17 anos."


Reportagem: Correio Braziliense
Foto: http://stephhicks68.hubpages.com/hub/Love-Mom
Correio Braziliense
http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2011/08/17/interna_cidadesdf,265843/alunos-se-unem-para-ajudar-casal-de-idosos-que-vivia-em-condicoes-precarias.shtml

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Young Photographers for Social Change, August 2011




Fotos: Umuzi Photo Club
allAfrica.com
http://allafrica.com/photoessay/Umuzi_Photo_Club/#photo

Uma seleção de fotos do Umuzi Photo Club, uma organização para desenvolvimento de jovens, cujo objetivo é dar voz à juventude sul-africana de comunidades em desenvolvimento através da fotografia. Os alunos escolhem temas de seu interesse para reportar e fotografar. Depois, as fotos são divulgadas nas comunidades e nos meios de comunicação locais. Os alunos em geral escolhem bater fotos de problemas como poluição, miséria e abandono. Como o próprio título sugere, a proposta é incentivar mudanças sociais através da denúncia pelas lentes dos jovens. As fotos dos alunos já foram exibidas em Nova York, Londres, Melbourne e Johannesburg. Escolhi algumas para postar no blog, as demais podem ser visualizadas no blog aqui ou no site do allAfrica.com, acima.

Contra todas as estatísticas, estudante nigeriano consegue entrar para o MIT


Reportagem: Kylé Pienaar
Foto:Philip Abel
allAfrica.com
http://allafrica.com/stories/201108120975.html

*Livre tradução adaptada

A vida de Philip Abel, como a de muitas crianças africanas, tinha tudo para descarrilhar desde cedo. Quando criança, ele teve que deixar a escola para trabalhar como mascate nas ruas, assim como tantos outros garotos nigerianos.

No entanto, sua sorte mudou quando conseguiu uma bolsa para estudar no Massachusetts Institute Of Technology (MIT), com a ajuda de uma organização norteamericana, a United States Student Achiver´s Programa. Antes de deixar a Nigéria e partir para uma vida nova, Philip conversou com a allAfrica.com sobre sua jornada de vendedor de rua para estudante em uma das mais prestigiadas escolas do mundo.

"Eu nasci no dia 10 de outubro de 1982 em Kano State, Nigéria. Sou o mais velho de cinco irmãos. Meus pais são de Kogi State, portanto, sou da tribo dos Igala. Vivíamos confortavelmente, tendo o suficiente para comer, além de termos a possibilidade de frequentar a escola. Eu era um dos primeiros da minha classe e sempre fui um grande sonhador.

Perdi meu pai em abril de 2003, quando tinha 10 anos de idade. Foi aí que começaram os meus problemas, e meu mundo ruiu. Por ser o mais velho, tive que me tornar o progenitor da família quando estava na 5ª série. Meus irmãos mais novos precisavam de mim. Assim, larguei a escola para vender água, querosene ou amendoins pelas ruas. Às vezes voltava para casa sem comida. Roupas eram doadas por parentes. Todosos dias, eu saía para vender coisas pelas ruas e via crianças uniformizadas indo para a escola com seus pais. Eu chorava e pensava: ´Deus, por que minha estória é diferente?´.

Até que um dia o proprietário da minha escola descobriu que eu havia deixado de frequentar as aulas e ficou furioso. Ele foi até a minha casa e disse que eu tinha que voltar aos estudos. Minha mãe explicou a ele a difícil situação que enfrentávamos na época. Depois de ouvir, ele decidiu que custearia metade das minhas despesas na escola, e foi assim que pude completar o ensino básico.

Concluída esta etapa, eu me inscrevi e consegui ser admitido na Fundação Rochas. Eles promovem educação gratuita para estudantes carentes, e desta maneira também consegui concluir o ensino fundamental. Não é impossível de se obter uma boa educação na Nigéria, mas é bastante complicado. Por causa da falta de eletricidade, muitas vezes me vi obrigado a fazer os deveres de casa debaixo de uma lâmpada de querosene. Fiquei surpreso de saber que minha visão continua boa. Uma vez eu queimei a mão na lâmpada.

Minhas matérias favoritas eram matemática, química e física. Quando era criança, eu já me interessava em saber como jatos de caça e foguetes se movem no ar. Pretendo estudar engenharia aeronáutica e voltar para a Nigéria para trabalhar na reparação de aviões.

United States Student Achiver´s Programa me ajudou a fazer as petições para ingresso em universidades americanas. Tentei também nas universidades nigerianas, e embora tenha ido bem nos exames, não fui admitido por não ter os contatos certos. Por isso, você pode ter uma ideia da alegria da minha mãe neste momento: há alguns meses atrás eu não tinha uma universidade nigeriana para entrar e agora estou indo para o MIT.

Todo mundo me pergunta qual foi a reação ao receber a notícia da admissão no MIT.

Eu moro em uma área muito remota, longe de lan houses. Tive que viajar de Kano para Abuja, onde a embaixada dos Estados Unidos verificou o resultado da decisão pela internet. Quando vi o resultado na tela do computador, eu comecei a gritar. Eu simplesmente não podia acreditar que havia entrado! Eu ainda não consigo encontrar adjetivos para descrever como me senti naquele dia.

Quando voltei para Kano e contei para minha mãe, ela começou a gritar. Nóis dois urrávamos! Estávamos na loja da minha mãe e uma multidão se juntou por lá! Foi simplesmente maravilhoso. Eu saí pela rua e todos olhavam para mim. Eu venho de uma área rural, então poucas pessoas realmente  fazem uma ideia do que é o MIT. Tive que explicar a eles que fui aceito em uma das melhores universidades do mundo".

Philip Abel chegará ao campus do MIT no dia 21 de agosto de 2011.

Menino de 14 anos ganha mão robótica da Mercedes



Impressionante o avanço da medicina nessa área de próteses. E vale a pena destacar a generosidade da empresa em ajudar o garoto.

Reportagem: Lance!press e Yahoo Esportes
Foto: Yahoo
Yahoo Esportes
http://br.formula1.esportes.yahoo.net/noticias/1132,Menino_de_14_anos_ganha_mao_robotica_da_Mercedes.html

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Doações atendendo o último desejo de uma garotinha chegam a US$ 1 milhão


Reportagem: msnbc
Foto: Arquivo pessoal
msnnbc Giving

A história de Rachel Beckwith já foi contada neste blog (Leia aqui e depois aqui). A última notícia, publicada em meados de julho, anunciava uma arrecadação total de US$ 540 mil. Quase um mês se passou e a campanha não perdeu o ímpeto. Rachel conseguiu US$ 1 milhão para a Charity:Water, ONG que ajuda a levar água a locais inóspitos da África.

*Livre tradução resumida


Rachel Beckwith jamais poderia imaginar que deixaria um legado de mais de 1 milhão de dólares para a caridade. Sua meta era levantar 300 dólares no seu nono aniversário para a Charity:Water, chegando próxima da meta antes de sua trágica morte.

De lá pra cá, amigos, membros da sua igreja e pessoas do mundo inteiro decidiram continuar de onde ela parou. Na última sexta-feira, o montante de donativos passou de 1 milhão de dólares.

"Estamos maravilhados com a resposta", disse a gerente de comunicações da Charity:Water. "É de longe a maior arrecadação de fundos da história da nossa organização".

A Charity:Water trabalha para levar água potável às pessoas de países em desenvolvimento.

Após a trágica morte de Rachel, a arrecadação dos fundos da campanha da menina se tornou notícia em âmbito local, regional e mundial, e inspirou dezenas de milhares de doadores - a maioria anônimos.

"Para a pequena e inspiradora menina com o maior dos corações", escreveu um doador anônimo.

"Em honra à memória de Rachel, dos grandes valores pelos quais ela viveu e os melhores votos à sua família, para que continue mantendo aceso o sonho dela. Com muito amor, da Noruega", escreveu outra doadora, Hannah Walle Hunter.

domingo, 14 de agosto de 2011

Homenagem aos Pais - Parte 2



Na mesma linha do post anterior, uma notícia emocionante sobre um pai que precisou tirar forças para sair do vício do crack e recuperar o amor dos filhos. Abaixo, um trecho da reportagem do Jornal de Jundiaí:

[..] Apesar do frio e da garoa da tarde da última quarta-feira, o abraço entre um pai e seus dois filhos foi quente, longo e emocionado, regado por muitas lágrimas. Além do barulho do vento por entre as árvores, o que mais se ouvia na sala de uma clínica de reabilitação para dependentes químicos era a frase: "Estava com saudades. Papai ama muito vocês." As palavras foram ditas pelo pedreiro Vagner Ernélio de Andrade Moraes, 38 anos, que está internado por livre e espontânea vontade. "Estou na luta contra as drogas desde os nove anos de idade."

Um pai em busca de um recomeço

Reportagem: Teresa Orrú
Foto: Alex M. Carmello
Jornal de Jundiaí - Brasil
http://www.portaljj.com.br/interna.asp?Int_IDSecao=1&Int_ID=156409

Homenagem aos Pais - Parte 1



Tentei inverter a lógica aqui...todo os textos e reportagens que leio no Dia dos Pais são de filhos falando sobre a importância de seus progenitores em suas vidas. Este post possui dois vídeos mostrando a perspectiva inversa: o impacto de um filho ou filha na vida de uma pessoa, no caso, de um pai. O primeiro, abaixo, é do filme Uptown Girls e  possui legendas para quem não entende...fala da alegria simples de um pai em acompanhar a vida de sua filha pequena.



Abaixo, outro vídeo, do Xavier Rudd. Também celebra o nascimento do seu filho...infelizmente não consegui a versão ao vivo (está indisponível no Youtube). A letra em inglês está abaixo. A tradução pode ser lida aqui. Um ótimo Dia dos Pais a todas as famílias!


Touch me now
Feel my face
You are the one
For you I breathe
Eager hands in skin so fresh
You are the one
For you I breathe
Trusting smile
So sweet and safe
You are the one
For you I breathe
So touch me now
And trust always
For you are the one
You are my son
Precious little life
To guide and lead
With open arms
I'll guide and I'll lead
Precious little life
To guide and lead
With an open mind
I'll guide and I'll lead
Precious little life
To guide and lead
With open eyes
I'll guide and I'll lead
Precious little life
To guide and lead
With an open mind
I'll guide and I'll lead
You where ever your heart wants to go

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Nós, Os Animais...O Retorno?

As duas notícias abaixo me chamaram a atenção...como uma delas é um pouco triste, decidi atenuá-la com outra mais alegre...

[...] "A professora, que também atua como coordenadora da implantação do Centro de Ecoterapia da UFMT, ressaltou que a relação de afetividade entre o animal e o seu dono é o que provoca tais reações. 'O animal não sabe da perda, mas sente falta do relacionamento. E como tinha uma afetividade, também procura o cheiro do dono nos locais', frisa".

Família de homem morto diz que cavalo visita túmulo de dono em MT

Reportagem: Kelly Martins
Foto: Kelly Martins
G1
http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/2011/08/cavalo-vai-cemiterio-visitar-tumulo-de-dono-que-morreu-em-mato-grosso.html



Aqui, um artigo mais curioso da BBC Brasil. Os bodes artistas que conquistam o público com suas pinturas e estreitam os laços com as crianças:

Bodes pintam quadros em zoológico nos EUA

Reportatem: BBC Brasil
Fotos: Houston Zoo
BBC Brasil




Mãe e filha bebê enfrentam câncer juntas nos EUA



Acho que entendo um pouco melhor hoje sobre atitudes positivas...o câncer é uma doenca terrível, mas posso perceber que é capaz de pôr à prova toda a nossa força mental, especialmente por estar convivendo com tantas pessoas sofrendo desse mal...

"Nós vivemos um dia de cada vez e, apesar de termos alguns dias difíceis, há muito mais dias felizes e é nesses que nos concentramos. Temos de nos acostumar com nosso novo 'normal' e, apesar de ele não ser muito comum, essas são as nossas vidas e vamos vivê-las da melhor maneira possível", disse Kezia.

Reportagem: BBC Brasil
Foto: BBC
BBC Brasil
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/08/110811_maefilha_cancer_is.shtml

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Menino de 6 anos sobe montanhas para ajudar a combater doença de irmão




O blog já trouxe uma história semelhante, com os atores gêmeos que participaram da saga cinematográfica de Harry Potter. Crianças sempre rendem boas notícias porque desconhecem algumas barreiras mentais que a vida vai nos impondo conforme vamos crescendo. Confira a reportagem do UOL!


Reportagem: UOL Notícias
Foto: N/A
UOL Notícias
http://noticias.uol.com.br/bbc/2011/08/10/menino-de-6-anos-sobe-montanhas-para-ajudar-a-combater-doenca-de-irmao.jhtm

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Billy Starr - o homem que levantou US$ 3 bilhões para a caridade



Reportagem: Robert A. Barnett
Foto: Bill Brett
Huffington Post/iVillage.com - Estados Unidos

*Livre tradução resumida

Billy Starr perdeu mãe, tio e um primo, todos vítimas de câncer.

Ao procurar honrar a memórias destes entes queridos, acabou criando o Desafio Pan-Massachussets (site em inglês) em 1980. Desde então, o desafio de 190 milhas criado para ciclistas já arrecadou mais de US$ 303 milhões para o Instituto Dana-Farber, que realiza pesquisas sobre tratamentos contra o câncer.

 Billy Starr também é um dos grandes responsáveis pela proliferação de maratonas beneficentes que hoje arrecadam mais de US$ 3 bilhões mundo afora, em prol das mais diversas causas. Quando Starr iniciou seus eventos, havia apenas algumas poucas maratonas e apenas dois passeios ciclísticos nos Estados Unidos. O objetivo destes eventos era mais o de sensibilizar as pessoas do que levantar fundos.

"Eu me assemelhava muito a uma criança da década de 60", diz Billy. "Eu me sentia impelido a fazer algo na vida que realmente ajudasse a sociedade. Minha mãe era voluntária e procurava contribuir com o crescimento da comunidade. Nos primeiros 10 a 15 anos, nossos eventos pretendiam demonstrar às pessoas que estávamos  fazendo um progresso tangível, e que podíamos atender milhares de pessoas".

Marcado para os dias 6 e 7 desse mês, o Desafio Pan-Massachussets pretendia receber 5,5 mil ciclistas de 37 Estados americanos e de oito países. O objetivo era arrecadar 34 milhões de dólares para o Instituto Dana-Farber, citado no início da reportagem. Todo o dinheiro levantado pelos ciclistas é revertido para a instituição.

[...] "Sou um privilegiado por ter feito um sonho se tornar realidade", diz Billy."Junto com o status que adquiri, vêm as responsabilidades e a própria maturidade, mas não perco de vista quem realmente sou". 

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Australianos resgatam filhote de baleia jubarte com jet skis



A reportagem da BBC vem com um vídeo que mostra como o filhote foi resgatado da praia. Ele permaneceu aproximadamente 12 horas encalhado, e graças aos socorristas, conseguiu retornar bem ao mar. Saiba mais no site da BBC, abaixo:

Reportagem: BBC Brasil
Foto: Vídeo/Reprodução
BBC Brasil
http://www.bbc.co.uk/portuguese/videos_e_fotos/2011/08/110808_baleia_resgate_fn.shtml

domingo, 7 de agosto de 2011

sábado, 6 de agosto de 2011

Manoel Waldemur adotou oito filhos e é pai de coração de muitas pessoas que aconselha


Hoje temos um grande personagem, o sr. Manoel Waldemur. Pais nem sempre são aqueles que nos colocam no mundo. Abaixo, um trechinho da reportagem:

"De todos os quadros que Manoel Waldemur conserva com diplomas na parede de seu escritório, há um sem papel branco timbrado, mas uma foto com nove rostos sorrindo para a câmera. É a família que Manoel sonhava em ter e conseguiu - e é a conquista que faz com que ele abra o maior sorriso de todos ao falar de sua trajetória de vida".

Leia a reportagem completa d´A Notícia,abaixo:

Reportagem: Claudia Morriesen
Foto: Rodrigo Philipps
A Notícia - Brasil
http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default.jsp?uf=2&local=18&section=Geral&newsID=a3436395.xml

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Jovem perdoa cobradora que expulsou sua irmã do trem


Uma notícia que não deveria ser notícia, e sim uma atitude corriqueira. Quantos processos não deixariam de entupir nossos tribunais se atitudes assim fossem mais comuns?

Reportagem: Clara Guibourg
Foto: Conny Sillen
The Local - Sweden´s News In English - Suécia

Grace Keyenga, a irmã mais velha de uma menina de 11 anos que foi expulsa de um trem pela cobradora no início desta semana, considera o episódio encerrado.

"Eu a perdôo, e peço que não a demitam", disse ela, ao falar da mulher que decidiu expulsar à força sua irmã mais nova.

"Sei por experiência própria como é difícil levar a vida sem um trabalho, e além disso, acredito que ela já aprendeu a lição. Ela nunca mais fará isso novamente".

Ela sabe que o fato repercutiu enormemente nos meios de comunicação, mas diz que junto com os demais irmãos, ela experimentou situações muito piores em sua terra natal, a República Democrática do Congo. "Comparando com a minha vida no Congo, este é um episódio insignificante", diz.

O incidente que causou uma avalanche de críticas à companhia de trens SJ ocorreu durante uma viagem entre as cidades de Örebro e Gothenburg.

As duas garotas compraram tickets dentro do trem, exatamente da mesma condutora que pouco depois colocou a irmã de Grace, Neema para fora. Ela havia dito a Grace que crianças menores de 15 anos acompanhadas de um adulto não pagavam, portanto, um ticket apenas era suficiente. "A mesma condutora que expulsou minha irmã era a mesma que havia nos dado esta explicação e vendido a passagem apenas algums momentos antes".

Grace havia ido ao banheiro e levado consigo o ticket e, nos dez minutos em que ficou ausente da irmã, a condutora passou por onde estava Neema e solicitou o bilhete ou dinheiro. Como ela não tinha nenhum dos dois, foi deixada logo depois em uma estação da cidade de Kumla.

Depois de uma longa noite atrás da irmã e toda a preocupação se ela estaria bem, às 8h da manhã seguinte Grace finalmente soube que uma mulher havia tomado conta dela.

Com um final relativamente feliz, Grace quer esquecer o acontecido.

"Não quero mais lembrar disso. Encontrei minha irmã, que é minha melhor amiga. Teria sido uma catástrofe para mim se algo tivesse acontecido a ela".

A condutora foi suspensa e, apesar do clamor público, os responsáveis pelos transportes públicos ferroviários preferiram dizer que o infortúnio foi causado pela falta de procedimos mais claros em casos como este.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Sozinha e com pequeno salário, idosa cria 18 pessoas na Estrutural


Quantas vezes não reclamamos da vida sem razão? Quem disse que pobreza é desculpa para ser criminoso ou conivente? Vale a pena conferir essa notícia do Correio Braziliense!

"Maior que tudo isso, e com chama viva, é o coração da matriarca, Maria das Graças Oliveira da Costa, 52 anos. Ela toma conta de um bisneto, 13 netos, uma sobrinha, duas filhas e uma nora. Olhos brilhantes, a pele mapeada pela idade e um sorriso no rosto, afirma: 'Parece que tenho 30 anos. Sou forte. Eles são a minha vida e por isso eu sou feliz'."

Reportagem: Luiz Calcagno
Foto: N/A
Correio Braziliense - Brasília
http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2011/08/03/interna_cidadesdf,263710/sozinha-e-com-pequeno-salario-idosa-cria-18-pessoas-na-estrutural.shtml

terça-feira, 2 de agosto de 2011

A americana que ajuda a encontrar pessoas desaparecidas*


Reportagem: Suzanne Laurent
Foto: Derry News
Derry News
http://www.derrynews.com/local/x1443107876/Londonderry-woman-helps-find-missing-people

* Livre tradução resumida

Cynthia Caron jogava cartas com amigas há sete anos atrás, quando uma delas mencionou uma filha de outra amiga, que estava desaparecida já há 13 anos.

Sensibilizada com o que ouvira, Caron postou um banner na sua página do MySpace com a foto e dados para contato da família da menina. Embora a criança nunca tenha sido encontrada, a caixa de e-mails de Cynthia foi inundada com pedidos de outras pessoas pedindo que ela fizesse outros banners de pessoas desaparecidas.

Desde então, ela fundou uma organização, a LostNMissing ("Perdidos e Desaparecidos"), baseada na cidade de Londonderry e dedicada a auxiliar famílias na busca por jovens e adultos sumidos.

"Eu estava dentro de um supermercado e vi pessoas entrando e saindo da loja sem sequer olharem para o mural de avisos de pessoas desaparecidas."

Ela diz que ao ver a cena, pensou que as pessoas talvez tivessem perdido a sensibilidade em relação ao fato de que pessoas podem desaparecer. "Também percebi que os cartazes de adultos desaparecidos eram muito raros".

Isto foi há seis anos atrás. A LostNMissing conta, atualmente, com uma equipe de 27 voluntários espalhados por todo o território americano.

"Todo ano, aproximadamente 300 pessoas desaparecem nos EUA. Deixamos para a polícia o papel ativo na busca, o que fazemos é criar cartazes para as famílias para que elas possam divulgá-las".

[...] A organização possui uma taxa de sucesso de 99% na localização de jovens e adolescentes, e de 86% no caso de pessoas mais velhas

Além de ajudar as famílias com cartazes, a organização de Cynthia ajuda a criar cerimônias de luto quando as pessoas não são encontradas, e ajudam a levantar fundos para as famílias que precisam de dinheiro.

Por ser uma entidade sem fins lucrativos, a LostNMissing sobrevive basicamente de doações. [...] Alguns dos membros são de famílias que foram ajudadas pela associação e que pedem para trabalhar como uma forma de agradecimento.

Shakira e time do Barcelona se unem para ajudar jovens de Miami*


Reportagem: Stephen Manker
Foto: Univision
Colombia Reports
http://colombiareports.com/colombia-news/culture/18029-shakira-and-fc-barcelona-team-up-to-help-miamis-youth.html

* Livre tradução

A pop star colombiana Shakira e o zagueiro do Barcelona e namorado da cantora, Piqué, anunciaram planos para construir um complexo esportivo infantil em Miami.

A Fundação "Pies Descalzos" da cantora irá trabalhar em parceria com o FC Barcelona para criar um espaço em Miami que beneficie 28 mil crianças descendentes de latinos em situação vulnerável e excluídas da sociedade. A ideia é promover educação através dos esportes.

[...] Shakira fundou a "Pies Descalzos" para prover educação, alimentação e oportunidades para crianças em áreas pobres da Colômbia, mas seu trabalho acabou ultrapassando fronteiras e chegando aos Estados Unidos para benefício da comunidade latina daquele país.