A propósito...

O objetivo deste blog é o de coletar, todos os dias, notícias verdadeiramente positivas e edificantes em prol de um mundo melhor. Colabore para a nossa cura, dedique um tempo para enviar boas vibrações ao planeta! Para entender melhor, leia o Editorial

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Contra todas as estatísticas, estudante nigeriano consegue entrar para o MIT


Reportagem: Kylé Pienaar
Foto:Philip Abel
allAfrica.com
http://allafrica.com/stories/201108120975.html

*Livre tradução adaptada

A vida de Philip Abel, como a de muitas crianças africanas, tinha tudo para descarrilhar desde cedo. Quando criança, ele teve que deixar a escola para trabalhar como mascate nas ruas, assim como tantos outros garotos nigerianos.

No entanto, sua sorte mudou quando conseguiu uma bolsa para estudar no Massachusetts Institute Of Technology (MIT), com a ajuda de uma organização norteamericana, a United States Student Achiver´s Programa. Antes de deixar a Nigéria e partir para uma vida nova, Philip conversou com a allAfrica.com sobre sua jornada de vendedor de rua para estudante em uma das mais prestigiadas escolas do mundo.

"Eu nasci no dia 10 de outubro de 1982 em Kano State, Nigéria. Sou o mais velho de cinco irmãos. Meus pais são de Kogi State, portanto, sou da tribo dos Igala. Vivíamos confortavelmente, tendo o suficiente para comer, além de termos a possibilidade de frequentar a escola. Eu era um dos primeiros da minha classe e sempre fui um grande sonhador.

Perdi meu pai em abril de 2003, quando tinha 10 anos de idade. Foi aí que começaram os meus problemas, e meu mundo ruiu. Por ser o mais velho, tive que me tornar o progenitor da família quando estava na 5ª série. Meus irmãos mais novos precisavam de mim. Assim, larguei a escola para vender água, querosene ou amendoins pelas ruas. Às vezes voltava para casa sem comida. Roupas eram doadas por parentes. Todosos dias, eu saía para vender coisas pelas ruas e via crianças uniformizadas indo para a escola com seus pais. Eu chorava e pensava: ´Deus, por que minha estória é diferente?´.

Até que um dia o proprietário da minha escola descobriu que eu havia deixado de frequentar as aulas e ficou furioso. Ele foi até a minha casa e disse que eu tinha que voltar aos estudos. Minha mãe explicou a ele a difícil situação que enfrentávamos na época. Depois de ouvir, ele decidiu que custearia metade das minhas despesas na escola, e foi assim que pude completar o ensino básico.

Concluída esta etapa, eu me inscrevi e consegui ser admitido na Fundação Rochas. Eles promovem educação gratuita para estudantes carentes, e desta maneira também consegui concluir o ensino fundamental. Não é impossível de se obter uma boa educação na Nigéria, mas é bastante complicado. Por causa da falta de eletricidade, muitas vezes me vi obrigado a fazer os deveres de casa debaixo de uma lâmpada de querosene. Fiquei surpreso de saber que minha visão continua boa. Uma vez eu queimei a mão na lâmpada.

Minhas matérias favoritas eram matemática, química e física. Quando era criança, eu já me interessava em saber como jatos de caça e foguetes se movem no ar. Pretendo estudar engenharia aeronáutica e voltar para a Nigéria para trabalhar na reparação de aviões.

United States Student Achiver´s Programa me ajudou a fazer as petições para ingresso em universidades americanas. Tentei também nas universidades nigerianas, e embora tenha ido bem nos exames, não fui admitido por não ter os contatos certos. Por isso, você pode ter uma ideia da alegria da minha mãe neste momento: há alguns meses atrás eu não tinha uma universidade nigeriana para entrar e agora estou indo para o MIT.

Todo mundo me pergunta qual foi a reação ao receber a notícia da admissão no MIT.

Eu moro em uma área muito remota, longe de lan houses. Tive que viajar de Kano para Abuja, onde a embaixada dos Estados Unidos verificou o resultado da decisão pela internet. Quando vi o resultado na tela do computador, eu comecei a gritar. Eu simplesmente não podia acreditar que havia entrado! Eu ainda não consigo encontrar adjetivos para descrever como me senti naquele dia.

Quando voltei para Kano e contei para minha mãe, ela começou a gritar. Nóis dois urrávamos! Estávamos na loja da minha mãe e uma multidão se juntou por lá! Foi simplesmente maravilhoso. Eu saí pela rua e todos olhavam para mim. Eu venho de uma área rural, então poucas pessoas realmente  fazem uma ideia do que é o MIT. Tive que explicar a eles que fui aceito em uma das melhores universidades do mundo".

Philip Abel chegará ao campus do MIT no dia 21 de agosto de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário