O fato aconteceu há uma semana, na cidade de Porto União, em Santa Catarina. Quatro homens da mesma família estavam no lugar certo e na hora certa, mais precisamente na casa da avó de João Donczyk, que estava com o padrasto, Evandro Figueira. Ambos são bombeiros militares e almoçavam com os parentes, Elias Stchuk e Reginaldo Stchuk (respectivamente tio e primo de João).
Ao escutarem gritos do lado de fora, saíram para verificar e perceberam um casal de idosos cercado por um incêndio dentro da própria casa. Por serem de idade avançada, elas precisavam de apoio para conseguir escapar. Como o fogo começou pela parte da frente, os homens entraram pela parte de trás, antes que as chamas consumissem a cozinha. Precisaram retirar uma velhinha carregada no colo, e João ainda retornou para soltar o cachorro, que estava preso à coleira, tendo sido inclusive mordido pelo animal, que estava muito assustado e foi "perdoado" pelo bombeiro. Toda a operação foi realizada apenas com as roupas do corpo, sem qualquer equipamento especial próprio para situações como essa.
A estória correu a cidade, e o jornal A Notícia recebeu e-mails de vários leitores na semana, parabenizando a família, uma "família de heróis que merece ser reconhecida dentro do Estado", segundo um dos moradores.
Texto: Caroline Stinghen
A Notícia
Nenhum comentário:
Postar um comentário