A propósito...

O objetivo deste blog é o de coletar, todos os dias, notícias verdadeiramente positivas e edificantes em prol de um mundo melhor. Colabore para a nossa cura, dedique um tempo para enviar boas vibrações ao planeta! Para entender melhor, leia o Editorial

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Biblioteca faz agradecimento a seus jovens voluntários*


Reportagem: Lauren Tiner 
Foto: Lauren Tiner
NewHampshireLakesAndMountains.com
 
*Livre tradução resumida

A biblioteca de Gilford prestou homenagem a seus jovens voluntários com um Café da Manhã dos Jovens Voluntários, arregimentando, ainda, novos interessados em ajudar a instituição no próximo ano.

Lura Shute, bibliotecária de Gilford, organizou o evento que ajudou a reconhecer os méritos dos garotos no último ano, ao mesmo tempo em que estimulou potenciais interessados em participar do projeto. Além da refeição, ela organizou um tour pela biblioteca aos convidados que participaram pela primeira vez.

“Isto faz com que os jovens se envolvam e fiquem mais familiarizados com a biblioteca. Sempre tivemos voluntários, mas estamos buscando novos programas para envolver esse público mais novo”, diz Shute. “Hoje temos um café, estamos nos conhecendo, discutindo idéias e mostrando o local. É  uma chance de introduzir os adolescentes no trabalho que fazemos por aqui.”

A maioria dos jovens voluntários costuma trabalhar na sala das crianças, que fica debaixo das escadas, embora alguns, com mais experiência, possam ajudar as bibliotecárias com outras tarefas.
“Pessoalmente, gosto muito de trabalhar com as crianças, fazê-las sorrir com os livros”, diz a voluntária Ashlyn Miller, 15 anos. “Há alguns anos que freqüento a biblioteca, e quando soube do programa, caí dentro. Acho que é uma boa forma de fazer uso do seu tempo.” Além de descobrir que adora trabalhar com crianças, Ashlyn também fez novas amizades com seus colegas voluntários.

[...] Ryan DuBois, outro voluntário de 14 anos, diz que começou a participar do programa depois de ter visto um aviso que convidava jovens para as atividades de voluntariado no verão.

“Eu decidi experimentar e aqui estou. Queria ser produtivo e fazer alguma coisa durante o verão, ao invés de ficar por aí à toa. É legal e estimulante. Você é tratado como um adulto aqui”, diz Ryan. “Você também adquire a habilidade de encontrar e separar qualquer livro da biblioteca, é uma boa experiência.”

[...] Ao se comprometer com as atividades de voluntariado da Biblioteca de Gilford, os voluntários pode esperar uma série de tarefas:organizar as prateleiras da sala infantil; alocar CD-ROMs e DVDs em ordem alfabética, ajudar os mais novos com atividades de artesanato e quebra-cabeças, além de sorrir e cumprimentar todos os visitantes que passam pela porta.

Os bibliotecários responsáveis procuram encorajar seus jovens voluntários a perguntar às crianças qual livro da biblioteca estão lendo e indicar um ou dois dos seus favoritos a elas. Em dias mais calmos, os próprios voluntários podem, eles mesmos, aproveitarem o tempo para ler alguma coisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário