A propósito...

O objetivo deste blog é o de coletar, todos os dias, notícias verdadeiramente positivas e edificantes em prol de um mundo melhor. Colabore para a nossa cura, dedique um tempo para enviar boas vibrações ao planeta! Para entender melhor, leia o Editorial

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

O ex-lixeiro que se tornou campeão pan-americano de maratona


Uma história de superação e que mostra que muitas vezes podemos extrair alguma coisa que aprendemos em nossas vidas no passado. Além de ser campeão, o atleta não esqueceu da sua origem humilde e pretende fazer algo pelas categorias de base de provas de velocidade.

Texto: Gustavo Franceschini
Foto: Jefferson Bernardes/VIPCOMM
UOL Esporte

domingo, 30 de outubro de 2011

Intervalo Nas Deliberações! - Parte 9 - Somos 7 bilhões


Em alguns dias, a população mundial deverá chegar a 7 bilhões. Estimativas da BBC dizem que quando nasci havia pouco mais de 4,5 bilhões de pessoas no mundo (clique no link acima para fazer o teste). Por conta desse fato, a Playing For Change gravou novo vídeo com o tema. "We are a world of 7 billion people. Our 7 billion of hearts are united in song." Somos um mundo de 7 bilhões de pessoas. Nossos 7 bilhões de corações estão unidos nesta canção". Ótima semana a todos nós!

Playing For Change
United
http://playingforchange.com

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Motociclista abdica de competição para salvar bezerro


Boas Notícias - Portugal

Nem sempre as melhores medalhas são aquelas que se trazem ao peito e deve ter sido que pensou um motociclista que, no decorrer de uma prova, decidiu parar a sua moto para resgatar um bezerro preso num canal. Johan Gray competia num rally na África do Sul e não pensou duas vezes quando viu o animal em apuros.

O ato do motociclista captou a atenção internacional devido a um vídeo que o próprio gravou com a câmara que tinha aplicada no seu capacete para filmar a prova. O sul africano Johan Gray competia na Amegeza Gauteng, uma prova da African Dream Adventures, que revela no seu site uma nota sobre o salvamento.

O motociclista corria na prova que dura 14 dias e não teve problemas em abdicar da competição para salvar o animal em apuros. Parou a mota, desceu ao pequeno canal de água e trouxe o bezerro para cima. Mas, não satisfeito por ver o animal perdido, levou-o para cima da sua mota e conduziu até à quinta de onde tinha fugido, entregando-o nas mãos do dono.

O vídeo publicado no canal do YouTube pertencente ao desportista já tem mais de 900 mil visitas e cerca de 2600 comentários de pessoas que elogiam a sua atitude. O salvamento ocorreu no passado dia 23 de Outubro, na região de Brits (Norte de Pretónia).

No vídeo vê-se Johan Gray prender um cabo à moto e descer até ao canal, onde resgatou o bezerro. Como não conseguia subir com o animal nos braços, amarrou-lhe o cabo às patas e depois içou-o e levou-o a casa. Depois do ato corajoso, o motard pôde finalmente terminar a sua prova.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

"Harmonizando" em tempos difíceis*



Reportagem: George Lewis
Foto: Reprodução
NBC News
http://dailynightly.msnbc.msn.com/_news/2011/10/20/8416061-turning-hard-times-into-harmony

* Livre tradução resumida

A reportagem fala da Dra. Margaret Martin, que conseguiu retirar 1.500 jovens das ruas de Los Angeles através do Harmony Project, um programa iniciado há uma década atrás e que se propõe a selecionar jovens para praticar e tocar em orquestras juvenis. A repercussão do trabalho fez com que Dra. Margaret fosse agraciada com Medalha Presidencial de Cidadã, uma honraria concedida pelo próprio presidente dos Estados Unidos.

A inspiração da Dra. Margaret (phD em Saúde Pública) para o projeto surgiu quando ela observou uma gangue de jovens parar na frente de seu filho, Max, em uma feira de rua. Max tocava seu violino para tentar ganhar uns trocados extras como artista de rua, e foi uma surpresa total para ela que aqueles jovens tivessem não só parado para escutá-lo tocar Brahms, como também deixassem algum dinheiro no case do seu filho. Foi aí que ela percebeu a mensagem: aqueles jovens gostariam de fazer algo do qual eles nunca tiveram uma chance na vida. A partir da parceria com o maestro Gustavo Dudamel, da Filarmônica de Los Angeles, o projeto deslanchou, incluindo-se aí outras parcerias importantes.

Para ingressar no programa, os jovens assinam um contrato se comprometendo a terminar a escola e a não faltar às aulas. Aprendem sobre disciplina, confiança, persistência e como explorar bem o tempo, sem contar a aprendizagem em grupo que lhes permite colaborar uns com os outros. As aulas ensinam teoria musical e eles recebem instrumentos para praticar.

O feedback dos alunos é positivo:

"A música realmente me fez focar mais na escola e me ajudou na concentração. Ajuda também com o estresse e, portanto, não me irrito com tanta facilidade como antes." (Andrea Garcia)

"Eu sei que tenho que me esforçar muito para tocar e aprender música, portanto, tenho que ter esta mesma dedicação em qualquer outra área se quiser obter sucesso em alguma coisa." (Mizael Reyes)

Agora, a mulher que mudou a vida de muitos jovens de Los Angeles espera replicar o modelo para outras cidades. E ela se diverte planejando a expansão: "É o melhor emprego do mundo!".

Princesa Catherine Middleton escreve carta de apoio a um menino com câncer

Vídeo em inglês aqui

Reportagem: Ego/Globo.com
Foto: Reuters
O Globo

Há algumas semanas, a princesa Catherine e o príncipe William abriram uma fundação para crianças com câncer no Hospital Marsden de Londres. Mas parece que uma das crianças, em particular, tocou o coração de Kate. A princesa escreveu uma carta pessoal a Fabian Bate, de 9 anos, que teve seu primeiro diagnóstico de leucemia em 2006 e com reincidência no início deste ano. A carta foi escrita em papel timbrado e nela continha uma expressão sincera de bons votos para o menino que vem lutando contra uma doença.

"Eu fiquei muito tocada por sua força de vontade. Vou manter meus dedos cruzados para que sua saúde permaneça forte", escreveu Kate. Na carta, ela também promete manter Fabian nos seus "pensamentos e orações".

Pai de Fabian, Data Darrell, disse à revista People que a carta de Kate deu um apoio muito significativo para a família inteira: "Foi um enorme impulso. Saber que temos alguém a nível de Kate compartilhando a nossa jornada é muito gratificante".

terça-feira, 25 de outubro de 2011

O lado positivo de uma notícia negativa: resgate de bebê recém-nascido em escombros na Turquia




Vi a mesma matéria em vários portais e jornais on-line pelo mundo. Interessante constatar o enfoque que cada veículo dá para o mesmo fato. O Correio Braziliense e a France Presse salvaram meu dia com este texto que expõe a realização de homens tão abnegados quanto bombeiros. Toda a nossa energia positiva ao povo turco nesse momento tão difícil...

"'Eu fui a pessoa mais feliz do mundo quando a segurei' disse o pequeno homem de 35 anos. 'Quando a tirei de sua mãe, ela me pediu para dá-la um segundo nome'. Ele escolheu Aysenur, combinando o nome da esposa do Profeta Maomé com a palavra 'luz'".

Reportagem: France Presse
Foto: N/A
Correio Braziliense

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Menina de 2 anos salva mãe com um telefone celular


Reportagem: AOL
Foto: KHOU
AOL

Lia Vega, de dois anos, nunca foi ensinada a ligar para sua avó em caso de emergência, mas foi exatamente isso que ela fez ao perceber que sua mãe havia desmaiado perto de sua cama.

Ao pressionar o botão de chamada do celular duas vezes, Lia conseguiu entrar em contato com sua avó e avisá-la de que sua mãe, Larissa Taylor, havia caído e não se levantava. Foi o que salvou a vida de Larissa de acordo com os médicos que a atenderam, já que ela havia caído em uma posição que lhe dificultava a respiração.

"Ela agora fica vestindo uma toalha como se fosse uma capa, e anda pela casa dizendo que é uma heroína, já que a mãe lhe disse isso", disse a mãe em uma entrevista a uma rádio. "Ela é definitivamente minha pequena heroína".

Larissa Taylor afirmou que todas as mães podem aprender algo com este episódio: ensinar suas crianças a usarem o telefone.

domingo, 23 de outubro de 2011

Intervalo nas Deliberações - Parte 9 - O poder de um abraço


Obrigado à Taís Capelini por ter apresentado o vídeo. Infelizmente não sei de quem é a autoria. Bom início de semana a todos!

sábado, 22 de outubro de 2011

Junto há 72 anos, casal americano morre de mãos dadas




Uma verdadeira história de amor chega hoje dos Estados Unidos. Norma Stock, 90 anos, e Gordon Yeager, 94, casaram-se em 1939, tiveram quatro filhos e viveram juntos durante 72 anos. Deixaram esta vida de mãos dadas em um hospital na semana passada. Confira os detalhes dessa notícia abaixo.

“Eles eram um casal à moda antiga. Acreditavam na frase ‘até que a morte os separe’”[...]

Reprodução: KCCI
Foto: KCCI
Tribuna da Bahia

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

No restaurante de Bon Jovi clientes pagam como podem



[...] "Num contexto em que uma de cinco famílias vive na pobreza, ou abaixo desse nível, e em que um em cada seis americanos não tem dinheiro para comer, chegou o momento de aparecerem estes restaurantes"

Confira a iniciativa de Bon Jovi e o seu projeto, o Soul Kitchen.

Reportagem: Jornal de Notícias
Foto: Mel Evans (AP)
Jornal de Notícias

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Uma jornada de ônibus para descobrir o verdadeiro amor



Reportagem: The Falkirk Herald
Foto: The Falkirk Herald
The Falkirk Herald

* Comentário

Jornais de menor circulação sempre tendem a publicar notícias como essa. O casal acima é de Falkirk, na Escócia. James e Eileen Hendry completaram 50 anos de casados, comemorando o evento em família (filhos e netos).

Os dois se conheceram nos bailes típicos da juventude dos anos 50. Desde então, eram sempre parceiros de dança. Houve um baile, entretanto, em que James foi para encontrar Eileen mas não a viu em lugar algum. Algum conhecido lhe disse que ela estava doente e, portanto, não poderia comparecer.

Instintivamente, James pegou um ônibus até Linlithgow (onde Eileen morava) para vê-la. "Eu me perguntava o que estava a fazer naquele ônibus...poderia estar dançando e me divertindo no baile...foi então que a ficha caiu: eu estava apaixonado por ela".

Atualmente, o casal passa a maior parte do tempo possível com os netos. "É o que nos mantém motivados a seguir com nossas vidas, além de ser um eterno aprendizado".

Preso recebe R$ 2,5 mil após vencer concurso de pintura no Pará



Não deixa de ser uma boa notícia quando se promovem ações para pessoas que cometeram erros em suas vidas.


A Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe) entregou, nesta quarta-feira (19), o prêmio para os presos que participaram do concurso de pintura realizado no estado. O vencedor, Luiz Antônio dos Santos, recebeu R$ 2,5 mil pelo quadro "O tempo mudou', que pintou no Centro de Recuperação Especial Coronel Anastácio das Neves (Crecan). A premiação foi feita no Fórum Criminal da capital paraense.

Para ler o resto da história do G1, clique no link abaixo.


Reportagem: G1
Foto: Divulgação/Susipe
G1

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Levando pão aos haitianos com uma ajuda de amigos




A reportagem mostra a iniciativa do casal Rick e Debbie Sands, gerentes da rede de padarias americana General Harvest Bread Co., de instalar uma padaria com estoque suficiente para alguns anos de funcionamento na cidade de Ouanaminthe, Haiti. O projeto denomina-se Bread 4 Haiti.

A iniciativa do casal resultou em um projeto que doará toda a estrutura necessária, de modo a produzir um pão feito com uma farinha especial, cujo valor nutricional é mais elevado - contém entre 12% a 15% de proteínas. Tudo isso por um valor mais baixo do que estivessem pagando por qualquer outro tipo de farinha.

O valor total do projeto é de US$ 150 mil dólares, e só se tornou realidade porque parceiros, fornecedores e a própria General Harvest Bread se comprometeram em ajudar, seja na instalação de canalização de gás, máquinas próprias para moagem, insumos ou estrutura de climatização. Um belo exemplo de iniciativa e "acabativa".


Texto: Lianne Fowler/Amanda Harnocz
Foto: Lianne Fowler
Stow Patch
http://stow.patch.com/articles/bringing-nutritious-bread-to-a-haitian-village-with-some-help-from-friends
http://stow.patch.com/articles/stow-couple-donating-bakery-to-haiti

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Re-Food quer acabar com o desperdício de comida em Lisboa


Vídeo aqui

Não pode estar aqui a solução para as crises econômicas? O desperdício é um crime hediondo,  realmente. Mesmo na Europa, há 43 milhões de pessoas sem dinheiro para pagar uma refeição diária! Não acredita? Então confira esta matéria do Correio do Minho (clique aqui)

Jornal de Notícias - Portugal
Reportagem: Catarina Cruz e Paulo Lourenço
Imagem e edição: Catarina Cruz
www.jn.pt
http://www.jn.pt/multimedia/video.aspx?content_id=2034983

Lisboa pretende ser a primeira cidade do mundo a acabar com o desperdício alimentar. A ideia é recolher sobras de cafés e restaurantes e distribuir a quem não tem comida para pôr na mesa. O projeto foi implementado por Hunter Halder na freguesia (bairro) de Nossa Senhora de Fátima, na capital de Portugal.

Segundo Hunter, é necessário um estabelecimento para doar suas sobras, um voluntário que queira doar algum tempo e, óbvio, uma família que comprovadamente precise de comida. Pela reportagem, a iniciativa tem sensibilizado os donos de estabelecimento. Embora não se comente acerca das questões sanitárias (prazos de validade para a comida), não deixa de ser uma iniciativa louvável por parte dos portugueses!

Veja o vídeo clicando no link acima. Uma iniciativa que merecia ser copiada por nós, brasileiros.

Confira abaixo o vídeo da revista Galileu sobre os números do desperdício de comida no mundo e no país.



sábado, 15 de outubro de 2011

Projeto Ritgh2Left em prol da pesquisa contra o câncer



Texto: Katie Branzel
Foto: Katie Branzel
New Jersey Herald

* Livre tradução comentada

Parece que virou mania as pessoas se propondo a desafios como escaladas, maratonas, corridas e outros gêneros em prol da pesquisa pela cura do câncer. Este espaço já divulgou diversas estórias semelhantes (procure a tag de "câncer" na parte de baixo do blog) e, ao invés de vir com algo semelhante, preferi me concentrar na jornada dos dois rapazes da foto.

A iniciativa de cruzar os Estados Unidos de costa a costa (da cidade de Portland, no estado do Maine a Eureka, Califórnia) partiu de Rick Lafrenaye, com o intuito de levantar fundos para o Instituto de Pesquisa do Câncer. Sua irmã, Cathy, morreu em 18 de abril de 1999 da doença. Juntou-se a ele nessa empreitada um amigo do seu irmã mais novo, Brandon Roy. Ambos deixaram empregos e famílias para trás e partiram para uma jornada com previsão para ser concluída em um ano, aproximadamente - esperam chegar em Eureka em setembro do ano que vem.

Rick e Brandon levam consigo pertences pessoais em carrinhos de duas rodas (tipo riquexós) e material de acampamento. Quando encontram uma propriedade onde podem levantar as tendas, perguntam aos donos se podem passar a noite na propriedade. A reação das pessoas tem superado as expectativas.

"Tudo que pedimos é um lugar para levantarmos nossas barracas e, na maioria das vezes, as pessoas nos oferecem muito mais do que isso."

A gentileza das pessoas que eles encontram pelo caminho mudou a concepção dos dois.

"Cheguei à conclusão de que há mais pessoas no mundo querendo ajudar, ao invés de piorar as coisas", diz Brandon.

"Uma coisa que temos aprendido é que se você está aberto às pessoas e solicita ajuda há muito mais compaixão do que as pessoas imaginam" - diz Rick.

Os dois amigos percorrem, em média, 15 milhas por dia. O progresso da viagem pode ser acompanhado via Twitter e no próprio website. Vale a pena acompanhar os depoimentos.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Global initiative set to unite individuals all over the world in November*


NT - conheço alguns amigos artistas que poderiam participar. Acesse o site aqui

Prague Daily Monitor

* Livre tradução adaptada

Iniciativa global quer unir pessoas do mundo inteiro em Novembro em prol da beneficência

Reportagem do Prague Daily Monitor fala o Projeto 11Eleven, que acontecerá no dia 11/11/11. Uma data que ocorre apenas uma vez a cada 100 anos.

O projeto encoraja pessoas do mundo inteiro a criar uma pequena mensagem (snapshot) sobre o ambiente em que vive - pode ser um filme de curta duração, um post de blog, uma foto ou até mesmo sons e músicas.

Após o dia 11 de novembro, os trabalhos enviados ao projeto serão editados e compilados em um DVD, um álbum de fotos e de música. Todas as vendas serão destinadas a projetos de caridade pelo mundo.

Danielle Lauren, Diretora Criativa do Projeto 11Eleven vem aperfeiçoando a ideia há 10 anos, e agora sente-se preparada para lançá-la pelo mundo inteiro.

"Sempre acreditei que artistas poderiam contribuir com um mundo melhor. Eu queria usar minha paixão pelo entretenimento e literatura para contribuir de maneira positiva". 

O Projeto 11Eleven será feito por pessoas e para as pessoas, não havendo qualquer custo para participar ou visualizar o conteúdo. É uma chance, segundo a reportagem, de reescrever uma narrativa global garantindo que pessoas de todas as partes do mundo possam se envolver.

Como participar:

Registre-se  no site www.11elevenproject.com
Crie sua peça artística no dia 11/11/11
Carregue o seu trabalho no site a partir do dia 12/11/11 e veja-o se tornar parte da narrativa global. Um trailer gratuito será disponibilizado no dia 21/09/2012, o Dia Internacional da Paz.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Espírito do voluntariado cresce entre as crianças




Aproveitando o Dia das Crianças no Brasil, um dado bastante animador a respeito de nossos valores...


"Antonia talvez nem saiba, em seu universo infantil, o significado de ´criança carente´. Mas é movida pelo amor, também tentando ajudar os pais a comprar um presente a ser entregue para alguém que sequer conhece. O melhor é que este ´exército infantil´ de solidariedade está crescendo no País. O gesto de dar sem pedir (ou esperar) nada em troca é algo que pode, até mesmo, ajudar na transformação de uma sociedade como a brasileira, acredita o professor de Filosofia Onésimo Soares".


Texto: Carlos Santiago
Foto: Rui Carlos
Jornal de Jundiaí
http://www.portaljj.com.br/interna.asp?Int_IDSecao=1&Int_ID=160848

domingo, 9 de outubro de 2011

Intervalo Nas Deliberações! - Parte 7




NT - O poder do elogio e da positividade. Obrigado aos meus amigos Erasmus Ennio Rodrigues e Alexandre do Amaral! Ótima semana a todos nós.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Pacientes e ex-pacientes de câncer oferecem aconselhamento àqueles que lutam contra a doença*



Reportagem: News Wales
Foto: News Wales
News Wales

* Comentário

Pacientes e ex-pacientes de câncer de uma localidade do País de Gales decidiram formar um grupo de apoio a outros pacientes com a mesma doença, mas que não contam com suporte emocional neste momento tão difícil. A ideia vem de Paul Burgess, diretor do Kidney Cancer Support, e que sobreviveu à doença.

"Quando alguém recebe a notícia de que está com câncer, falando do meu ponto de vista, você fica sem chão. Mas se você pode conversar com outras pessoas que passaram por situações similares, percebe que não é o fim do mundo e que há luz no fim do túnel, pois passamos pela mesma experiência e aqui estamos".

"Sempre disse que quando me recuperasse eu faria alguma coisa para ajudar pessoas na mesma situação".

Há também outro diferencial: o de ajudar familiares de pacientes a enfrentar a doença, pois é algo que diz respeito a eles. Por vezes, eles não encontram pessoas com quem desabafar ou simplesmente conversar a respeito para poder oferecer um suporte adequado.

Para saber mais, clique no link acima (em inglês).


quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Músico cego e autista estreia concerto Londres


NT - Impressionante...lembra "Rain Man". Confira o vídeo aqui

"[...] Para aprender a tocar a música, Derek ouviu o concerto e reproduziu tudo no seu piano. Ele já foi até apelidado de o iPod humano, pois possui a capacidade de ouvir uma música apenas uma vez para aprender a tocá-la.

Reportagem: BBC Brasil
Foto: Reprodução/Vídeo
BBC Brasil
http://www.bbc.co.uk/portuguese/videos_e_fotos/2011/09/110929_musico_cego_autista_dg.shtml

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Morador de rua ensina respeito ao livro


Direto da coluna, uma mensagem de esperança sobre Sampa. A história da bicicloteca já é conhecida, mas o fato de ter ocorrido uma mobilização para recuperá-la após ter sido roubada é ótima. Veja o vídeo aqui

"Um dos meus prazeres jornalísticos é colecionar histórias de personagens invisíveis. O que ocorreu nesta semana torna o ex-morador de Robson Mendonça um dos meus melhores personagens. Daria um grande roteiro de filme ou um livro, cujo final seria a cena que acaba de ocorrer: ele recebendo de volta sua invenção roubada, a bicicloteca. Veja o vídeo de agradecimento do seu Robson."

Gilberto Dimenstein
Folha de São Paulo
http://www1.folha.uol.com.br/colunas/gilbertodimenstein/985969-morador-de-rua-ensina-respeito-ao-livro.shtml

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Americano inconformado em ver pessoas famintas passou a servir refeições à população necessitada



Se uma pessoa pode fazer isso em sua localidade, por que não se pode fazer nada em países como Sudão, Somália e outros países africanos? Como se pode aceitar naturalmente que as pessoas ainda passem fome em pleno século XXI? Vídeo aqui

Texto: Cory Shaffer
Foto: Cory Shaffer 
Lakewood Patch/The Hunfington Post
http://lakewood-oh.patch.com/articles/28-days-of-hot-meals-for-needy-each-month-not-enough#photo-7749562

* Livre tradução resumida 

Jason Weiner, 40 anos, pai de dois filhos, é um cidadão que simplesmente não se conformou em saber que em sua cidade muitas famílias tinham acesso a refeições quentes apenas 28 dias por mês. "Vinte e oito dias parece muito, mas você consegue imaginar a si mesmo ou sua família deixando de comer por três dias em cada mês?"

Jason botou mãos à obra e, através de e-mails, organizou um evento em parceria com igreja e organização Cleveland Food Bank. Hoje, o programa atende cerca de 125 pessoas todo mês. Além desse programa, ele participa de várias outras atividades para organizações sem fins lucrativos, seja em educação ou saúde (AIDS). Chama a atenção na reportagem o fato de que o despertar para o voluntariado não começou cedo: "Mudei-me para Cleveland quando tinha 28 anos, e acho que não tinha feito nada por ninguém em toda a minha vida até então". Hoje, ele dedica entre 50 e 60 horas por semana entre trabalho e atividades de voluntariado.

A motivação não é diferente de todos os que trabalham em prol da caridade: estar em contato com as pessoas mais necessitadas - pode ser uma pessoa que perdeu o emprego há seis meses ou uma mulher que chorou quando ele lhe ofereceu um litro de leite longa vida.