A propósito...

O objetivo deste blog é o de coletar, todos os dias, notícias verdadeiramente positivas e edificantes em prol de um mundo melhor. Colabore para a nossa cura, dedique um tempo para enviar boas vibrações ao planeta! Para entender melhor, leia o Editorial

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

"Harmonizando" em tempos difíceis*



Reportagem: George Lewis
Foto: Reprodução
NBC News
http://dailynightly.msnbc.msn.com/_news/2011/10/20/8416061-turning-hard-times-into-harmony

* Livre tradução resumida

A reportagem fala da Dra. Margaret Martin, que conseguiu retirar 1.500 jovens das ruas de Los Angeles através do Harmony Project, um programa iniciado há uma década atrás e que se propõe a selecionar jovens para praticar e tocar em orquestras juvenis. A repercussão do trabalho fez com que Dra. Margaret fosse agraciada com Medalha Presidencial de Cidadã, uma honraria concedida pelo próprio presidente dos Estados Unidos.

A inspiração da Dra. Margaret (phD em Saúde Pública) para o projeto surgiu quando ela observou uma gangue de jovens parar na frente de seu filho, Max, em uma feira de rua. Max tocava seu violino para tentar ganhar uns trocados extras como artista de rua, e foi uma surpresa total para ela que aqueles jovens tivessem não só parado para escutá-lo tocar Brahms, como também deixassem algum dinheiro no case do seu filho. Foi aí que ela percebeu a mensagem: aqueles jovens gostariam de fazer algo do qual eles nunca tiveram uma chance na vida. A partir da parceria com o maestro Gustavo Dudamel, da Filarmônica de Los Angeles, o projeto deslanchou, incluindo-se aí outras parcerias importantes.

Para ingressar no programa, os jovens assinam um contrato se comprometendo a terminar a escola e a não faltar às aulas. Aprendem sobre disciplina, confiança, persistência e como explorar bem o tempo, sem contar a aprendizagem em grupo que lhes permite colaborar uns com os outros. As aulas ensinam teoria musical e eles recebem instrumentos para praticar.

O feedback dos alunos é positivo:

"A música realmente me fez focar mais na escola e me ajudou na concentração. Ajuda também com o estresse e, portanto, não me irrito com tanta facilidade como antes." (Andrea Garcia)

"Eu sei que tenho que me esforçar muito para tocar e aprender música, portanto, tenho que ter esta mesma dedicação em qualquer outra área se quiser obter sucesso em alguma coisa." (Mizael Reyes)

Agora, a mulher que mudou a vida de muitos jovens de Los Angeles espera replicar o modelo para outras cidades. E ela se diverte planejando a expansão: "É o melhor emprego do mundo!".

Nenhum comentário:

Postar um comentário