A propósito...

O objetivo deste blog é o de coletar, todos os dias, notícias verdadeiramente positivas e edificantes em prol de um mundo melhor. Colabore para a nossa cura, dedique um tempo para enviar boas vibrações ao planeta! Para entender melhor, leia o Editorial

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

A biblioteca anárquica da Pote de Mel


Vale a pena conferir o vídeo! Por iniciativa de um jornalista - Alessandro Martins - uma padaria de grande circulação de Curitiba passou a oferecer um pequeno acervo (de propriedade do próprio Alessandro) de livros para seus clientes. Para o autor da ideia, não é importante que as pessoas tenham um prazo de devolução ou que haja controles, mas sim que os livros circulem. Ele formula duas regras para quem quer montar uma biblioteca como a da panificadora Pote de Mel: (i) ao instalar o acervo em um local de grande circulação, você passa a colocar o livro na presença das pessoas, mesmo que inconscientemente elas não peguem nada para ler, gradualmente elas vão se habituando à presença deles e (ii) deixar que as pessoas peguem e levem os livros sem necessidade de qualquer tipo de permissão - o objetivo não é o acervo, mas a circulação dos livros.

Reportagem: Gazeta do Povo
Foto: Reprodução/Vídeo
Gazeta do Povo

Panificadora próxima ao Hospital de Clínicas criou pequeno espaço para a leitura. Não há regras, a não ser deixar que os livros encontrem um leitor. O lema da Pote é: “Um livro fechado está adormecido. Se um livro acorda, uma pessoa acorda.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário