Quando iniciei o projeto Minuto Positivo, uma das primeiras constatações que fiz era de que havia poucos veículos de comunicação nacionais com espaços dedicados a notícias positivas, ao contrário da imprensa americana e britânica. NBC, CNN e Huffington Post são alguns meios de comunicação que possuem espaços dedicados às boas notícias e pessoas que fazem a diferença, tanto é assim que são fontes de consulta permanente deste blog. Já os britânicos, embora não possuam em sua maioria um espaço formal centrado nesse tema, frequentemente apresentam notícias consideradas positivas - basta procurar em links relacionados à BBC Brasil, Daily Mail e mesmo o tablóide sensacionalista The Sun.
Hoje, descobri enfim que o Brasil acordou para esta tendência. Por iniciativa do Yahoo! Notícias Brasil, foi criado um projeto chamado Inspire-se. O próximo post é uma das noticias apresentadas pelo portal. A tendência parece promissora. O jornal da minha cidade praticamente já possui um espaço permanente para pelo menos uma notícia inspiradora por dia.
Mesmo que esta tendência não se consolide no Brasil, ao menos já é possível encontrar boas notícias apenas em veículos nacionais, o que para mim é muito mais cômodo, pois não preciso gastar um tempo cada vez mais escasso para fazer traduções. Talvez chegue mesmo uma hora em que o Projeto Minuto Positivo se torne redundante pela massificação das notícias positivas e eu me veja obrigado a encerrá-lo. Se for pelo excesso de propostas de canais dedicados à publicação de boas notícias, será uma "boa morte".
O projeto Inspire-se já foi incorporado à seção de links deste blog, embora mantenha o formato dos demais, ou seja, com uma perspectiva diferente do Projeto Minuto Positivo, que busca essencialmente notícias relacionadas a pessoas e suas histórias pessoais de caridade, exemplo, superação e amor. Estas são as que considero mais construtivas e inspiradora, e, portanto, as que tento postar com maior frequência. Mesmo com enfoques diferentes, não deixe de conferir o Inspire-se, pode ser o catalisador de uma nova tendência para a imprensa nacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário