A propósito...

O objetivo deste blog é o de coletar, todos os dias, notícias verdadeiramente positivas e edificantes em prol de um mundo melhor. Colabore para a nossa cura, dedique um tempo para enviar boas vibrações ao planeta! Para entender melhor, leia o Editorial

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Ruanda reduz dependência de ajuda externa e melhora indicadores sociais*


Reportagem: Bosco Hitimana
allAfrica.com

* Comentário

Relatório da Actionaid apontou, recentemente, que o país conseguiu reduzir a dependência de ajuda externa de 86% em 2000 para 45% em 2010. Tal fato é compartilhado por relatórios da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), que mostra que o país vem, de fato, investindo os recursos doados de maneira apropriada.

É uma notícia positiva para um país que tem os traumas de um genocídio ainda muito recentes. Em 1994, uma etnia (hutus) tomou o poder central e ordenou o massacre de outra (tutsis), resultando em 800 mil mortos.

Segundo o mesmo relatório da Actionaid, a partir dos recursos externos, Ruanda vem conseguindo abrir caminho para atingir as chamadas metas do milênio para a ONU. O ensino primário, por exemplo, hoje atende 94% das crianças - no início dos anos 2000, a cobertura era de 62%. Além disso, os progressos são visíveis na redução da mortalidade infantil e combate à AIDS e malária. Todo este progresso mostra-se sustentável, já que vem acontecendo ao mesmo tempo em que a dependência de doações estrangeiras vem diminuindo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário