Reportagem: Bosco Hitimana
allAfrica.com
* Comentário
Relatório da Actionaid apontou, recentemente, que o país conseguiu reduzir a dependência de ajuda externa de 86% em 2000 para 45% em 2010. Tal fato é compartilhado por relatórios da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), que mostra que o país vem, de fato, investindo os recursos doados de maneira apropriada.
É uma notícia positiva para um país que tem os traumas de um genocídio ainda muito recentes. Em 1994, uma etnia (hutus) tomou o poder central e ordenou o massacre de outra (tutsis), resultando em 800 mil mortos.
Segundo o mesmo relatório da Actionaid, a partir dos recursos externos, Ruanda vem conseguindo abrir caminho para atingir as chamadas metas do milênio para a ONU. O ensino primário, por exemplo, hoje atende 94% das crianças - no início dos anos 2000, a cobertura era de 62%. Além disso, os progressos são visíveis na redução da mortalidade infantil e combate à AIDS e malária. Todo este progresso mostra-se sustentável, já que vem acontecendo ao mesmo tempo em que a dependência de doações estrangeiras vem diminuindo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário