A propósito...

O objetivo deste blog é o de coletar, todos os dias, notícias verdadeiramente positivas e edificantes em prol de um mundo melhor. Colabore para a nossa cura, dedique um tempo para enviar boas vibrações ao planeta! Para entender melhor, leia o Editorial

sábado, 5 de novembro de 2011

Estudo coloca Brasil em 2º lugar em hábitos sustentáveis



Bom dia MT/A Tribuna News
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1681143-7823-CUIABA+TEM+BONS+EXEMPLOS+DE+PRATICAS+DE+HABITOS+SUSTENTAVEIS,00.html
http://www.atribunanews.com.br/brasil-mundo/oloca-brasileiros-em-segundo-lugar-em-habitos-sustentaveis-de-consumo

Recentemente, o Brasil obteve a segunda colocação do Índice de Comportamento Ambientalmente Sustentável, através de uma pesquisa realizada pela National Geographic e Globescan em 17 países. dentre os aspectos positivos estão a reciclagem de alumínio e a preocupação crescente do consumidor brasileiro por produtos de menor impacto ambiental e embalagens mais sustentáveis. A alimentação ainda é um aspecto a ser melhorado, pois o consumo de carne vermelha é excessivo, enquanto que o de legumes, frutas e verduras continua baixo.

No item moradia, os aspectos positivos são economia de energia comparativamente a países mais desenvolvidos (em um país tropical, não há tanta necessidade de aquecimento de ambientes e de água) e a proximidade das residências com os locais de trabalho, permitindo economia de combustível.

O curioso na reportagem da Tribuna é o depoimento do diretor da Abralatas, órgão que defende os interesses de produtores de alumínio e latas de alumínio. Ele pede isonomia tributária em relação a outros tipos de embalagem:

[...] "Como exemplo da falta de isonomia ele citou a incidência do ICMS sobre o mesmo produto que, no caso de uma lata de alumínio, pode ocorrer 12 vezes em um ano. ´O ciclo de vida da lata é de 30 dias, o que significa que, num ano uma mesma lata entra 12 vezes no mercado, sendo tributada em cada uma das vezes´, o que não acontece com outras embalagens."

Se a reportagem tem os seus aspectos positivos, o vídeo acima mostra alguns reflexos sobre sustentabilidade no Brasil e, mais interessante de tudo, a casa projetada por um arquiteto, que aproveita tudo: energia eólica, solar e água da chuva. Toda a construção gerou pouco ou nenhum entulho, e madeira não foi utilizada para erguer a moradia. Vale a pena conferir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário