Reportagem: Cavan Sieczkowski*
Foto: Hannah Stonehouse Hudson
The Huffington Post
* Reportagem comentada
O Huffington Post publicou recentemente os 21 momentos mais "emocionantes" (na falta de uma tradução melhor para o português de "heartwarming") do ano de 2012. A imagem acima é uma das minhas favoritas de 2012 e está nesse mesmo link (clique aqui), o qual recomendo enfaticamente se você souber inglês.
Uma das razões pela qual gosto tanto da foto (além da competência da fotógrafa em capturar esse momento de plena confiança e amor entre o animal e seu dono) é a estória por trás dela.
Se você tem conta no Facebook, dificilmente escapou de vê-la no seu feed. Ela foi compartilhada até o ponto de se tornar viral. Mostra um homem, John Unger, e seu companheiro de 19 anos, Schoep, que em decorrência da idade avançada, tem dificuldades para dormir por causa de uma severa artrite. Por isso, o dono o leva todos os dias a um lago, cuja temperatura e a própria flutuabilidade permitem ao cachorro sentir menos dor e finalmente adormecer.
Poucos sabem disso, mas o dono, John Unger, tentou o suicídio após terminar com sua ex-noiva. Ele conta que se não fosse o cão, provavelmente não estaria vivo. John não sabe explicar exatamente como, mas aparentemente Schoep percebeu suas intenções de tirar a própria vida e o deteve. "Eu farei tudo que for possível por este cão porque ele simplesmente salvou minha vida".
A repercussão desta notícia foi tamanha que pessoas se mobilizaram para arrecadar fundos de modo a obter um tratamento a laser para artrite de Schoep.
A foto foi tirada por uma amiga de John, a fotógrafa Hannah Stonehouse Hudson. Ele pediu que ela registrasse o que talvez seria sua última viagem ao lago com seu fiel companheiro. O depoimento dela tem tudo a ver com este blogue:
"Eu quero que as pessoas se identifiquem com esta foto e se lembrem de um momento do qual se sentiram seguras, amadas e cuidadas", disse Hannah. "Desta forma, espero que elas canalizem esses sentimentos e os passem adiante. Há tanta negatividade neste mundo. Talvez com esta foto possamos começar a mudar um pouco as coisas".
Nenhum comentário:
Postar um comentário