A propósito...

O objetivo deste blog é o de coletar, todos os dias, notícias verdadeiramente positivas e edificantes em prol de um mundo melhor. Colabore para a nossa cura, dedique um tempo para enviar boas vibrações ao planeta! Para entender melhor, leia o Editorial

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Austrália quer alunos da primária a estudar economia


Texto: Maria Cláudia Monteiro
Foto: Governo da Austrália
Blog “Em Letras Miúdas”/Jornal de Notícias

O governo da Austrália, através de proposição do ministro australiano da Educação Escolar, Peter Garrett, pretende que sejam ensinados princípios básicos de economia e negócios a alunos da escola primária. Segundo o ministro, “...a introdução destas matérias no início dos estudos é necessária para que os estudantes possam compreender como funciona a economia”, noticiou a estação local ABC.

A ênfase do plano vai para gestão de recursos, tomada de decisões, ambiente empresarial, conhecimentos financeiros e dinâmica laboral, indicou a ABC.

A medida causou polêmica entre diretores de escolas. Eles argumentam que a inclusão de uma nova disciplina poderia prejudicar o ensino de outras da grade curricular. Discordo. Acho que a economia poderia, no mínimo, ser dada como disciplina complementar muito interessante para matemática, redação, história e geografia. Sei de iniciativas de escolas em que alunos são desafiados a pesquisar preços de mercadorias em supermercados e depois calcularem um índice próprio de inflação usando conceitos elementares básicos como regra de três, porcentagem e média simples e ponderada.

Quando alunos percebem que aquilo que estão aprendendo na sala de aula de fato possui conteúdo prático e as ajuda a tomar decisões, o ensino se torna libertador e muito estimulante. No dia em que descobri uma aplicação prática daqueles estudos de matrizes vistos no segundo grau, percebi o quanto os professores desperdiçam oportunidades de terem para si alunos motivados e abertos a esta ciência, tão temida e refugada pelos estudantes desde sempre.

Levei mais de vinte e cinco anos para compreender os mecanismos básicos de uma economia – inflação, juros, taxa de câmbio, empresas, finanças públicas... – e pude perceber o quanto esse conhecimento é necessário e crucial para qualquer pessoa exercer o seu papel de cidadão, seja como eleitor, consumidor, empresário e até mesmo chefe de família.

Uma iniciativa bem planejada de inserção de princípios elementares de economia certamente deveria estar na agenda também do nosso ministério da educação.


Ah, como curiosidade, o ministro citado é sim o vocalista da banda Midnight Oil  Se você não é dos anos 80, esta foi uma das bandas mais ativistas desde sempre, com letras de críticas de forte conteúdo social e principalmente ambiental. Aliás, essa parece ser uma veia típica dos artistas musicais australianos, vide Xavier Rudd e John Butler Trio.  Abaixo, um vídeo da Midnight Oil com sua pegada crítica "verde" fazendo um show de protesto em frente aos escritórios da Exxon Mobil em plena Manhattan, NYC! Quantos artistas com essa atitude você consegue encontrar hoje em dia?


Nenhum comentário:

Postar um comentário