A propósito...

O objetivo deste blog é o de coletar, todos os dias, notícias verdadeiramente positivas e edificantes em prol de um mundo melhor. Colabore para a nossa cura, dedique um tempo para enviar boas vibrações ao planeta! Para entender melhor, leia o Editorial

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Uma carta extraordinária a uma garotinha


Saiu hoje na coluna do Elias Thomé Saliba, no Estadão, uma resenha sobre o livro Cartas Extraordinárias, de Shaun Usher. O autor compilou missivas de várias celebridades, como a famosa correspondência de Gandhi enviada a Hitler, pedindo que este envidasse esforços para evitar uma guerra que reduziria "a humanidade à barbárie".

Dentre alguns exemplos citados pelo colunista, tem uma carta que tem tudo a ver com este espaço, daí a razão de citá-la por aqui.

A carta em questão data de 1897, e foi enviada por uma menina de nove anos. Acostumada a ouvir do pai a frase "se está no The Sun é verdade", ela tomou coragem e escreveu ao editor do jornal com a seguinte pergunta: "Por favor, me diga a verdade. Papai Noel existe?". Fico imaginando a sinuca de bico em que se meteu o editor do famoso jornal à época. Mas a resposta é iluminada, e acho que serve bem como uma mensagem do dia:

"Você poderia pedir para o seu papai contratar alguns homens para vigiar chaminés e pegar o Papai Noel, mas ainda que eles vissem Papai Noel entrando, o que isso provaria? (...) As coisas mais concretas do mundo são as que nem as crianças nem os adultos conseguem ver. (...) O mundo invisível é coberto por um véu que nem o homem mais forte, que nem todos os homens mais fortes juntos são capazes de rasgar. Só a fé, a fantasia, a poesia, o amor e o sonho conseguem abrir aquela cortina e contemplar e retratar a suprema beleza. Tudo isso é real? Ah, Virginia, essa é a única coisa real e imutável que existe neste mundo.”

Coluna: Elias Thomé Saliba
Foto: Clip-art Office
O Estado de São Paulo
http://cultura.estadao.com.br/noticias/literatura,livro-reune-cartas-de-celebridades-e-anonimos-sobre-temas-variados,1618490

Nenhum comentário:

Postar um comentário