A propósito...

O objetivo deste blog é o de coletar, todos os dias, notícias verdadeiramente positivas e edificantes em prol de um mundo melhor. Colabore para a nossa cura, dedique um tempo para enviar boas vibrações ao planeta! Para entender melhor, leia o Editorial

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

A heroína que cuidou de presos a vida inteira e hoje é cuidada por eles


Uma reportagem que vale muita reflexão, especialmente nesses tempos de violência, com pessoas clamando pela pena de morte como solução principal para a redução da criminalidade.

É a estória de Maria Ribeiro da Silva Tavares, assistente social gaúcha que ergueu uma das maiores obras de caridade pouco conhecidas no Brasil. Ela atuou como assistente social no Presídio Central de Porto Alegre, até que perdeu o marido aos 24 anos de idade e decidiu levar 36 presos para morar consigo.

Estes presos obtiveram permissão para trabalhar em obras da prefeitura, dentro de um regime de semi-liberdade. Nenhum deles fugiu, mesmo porque dona Maria concedeu a eles o privilégio de poderem visitar seus familiares.

Desta iniciativa, nasceu e se desenvolveu um patronato - Patronato Lima Drumond - através de uma parceria com o Estado e recursos próprios, além da ajuda dos presos que ali moram ou moraram.

Dona Maria tem hoje 102 anos de idade e continua a viver no mesmo local, junto com outros 63 apenados que cumprem regime semi-aberto. Ela os chama de "anjos" e, para erguer sua obra, gastou toda a herança de viúva e precisou pedir dinheiro emprestado ao próprio filho, pois segundo ela, caso não houvesse recursos para mantê-los por perto, eles retornariam ao mundo do crime.

Os presos a adoram, e hoje são eles quem cuidam dela. Embora lúcida, ela tem dificuldades de ouvir e se locomover por meio da cadeira de rodas. Ela nunca se intimidou com o histórico perigoso de alguns dos internos. Dizia, à época, que a casa não era para os santinhos. 

Dona Maria também defende a tese de que, por métodos adequados, é possível recuperar qualquer indivíduo. Para ela, os lares desajustados são a principal causa da deliquência; e é preciso fazer a profilaxia por meio do amparo à família e à juventude. 

Em tempos difíceis como este que o país atravessa, é inspirador conhecermos um exemplo vivo de abnegação e bondade. A Folha merece aplausos por essa notícia! Para pegar mais detalhes, vale a pena dar uma olhada na matéria completa, que está nos créditos abaixo.


Reportagem: Paula Sperb
Foto: Roberto Sotello/Arquivo Pessoal
Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário