A propósito...

O objetivo deste blog é o de coletar, todos os dias, notícias verdadeiramente positivas e edificantes em prol de um mundo melhor. Colabore para a nossa cura, dedique um tempo para enviar boas vibrações ao planeta! Para entender melhor, leia o Editorial

terça-feira, 9 de setembro de 2014

A ex boia-fria que se tornou referência na prevenção de câncer


Essa é uma daquelas reportagens sobre herois e heroínas do dia a dia. Creuza de Moraes Saure conseguiu superar uma infância difícil, que a obrigou a trabalhar como boia-fria. Venceu obstáculos, conseguiu estudar e se tornar auxiliar de enfermagem no Hospital do Câncer de Barretos (SP).

Um dia, ela foi convidada a participar de um projeto do hospital para atividades de prevenção. A ideia era atrair mulheres da periferia de Barretos para realizarem o exame de papanicolau, que detecta o câncer de colo de útero.

Como o público-alvo não comparecia aos locais designados pelo hospital, dona Creuza teve que partir para uma abordagem mais incisiva: visitar pessoalmente as mulheres, munida de uma bicicleta na qual carregava também uma maca portátil e os apetrechos necessários para os testes.

Ela teve que vencer a resistência da população e, sozinha, realizar exames e também bancar a psicóloga para explicar a importância da prevenção tanto para as mulheres como para os maridos, que desconfiavam dela.

Em quatro anos de projeto, ela conseguiu superar a desconfiança e realizar 1.700 exames. Num dos casos, ela teve que insistir por um mês para que uma jovem mãe realizasse os testes. O diagnóstico foi positivo, mas a identificação precoce foi importante para um tratamento eficaz. Quando encontra dona Creuza na rua, a jovem agradece e diz a ela que salvou sua vida.

De lá pra cá, nossa heroína já percorreu nove Estados para realizar e divulgar esse serviço de caráter preventivo, num total de 62 municípios.

Dona Creuza é uma vencedora nata.

Reportagem: Isabela Palhares
Foto: Arquivo Pessoal
Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário