A propósito...

O objetivo deste blog é o de coletar, todos os dias, notícias verdadeiramente positivas e edificantes em prol de um mundo melhor. Colabore para a nossa cura, dedique um tempo para enviar boas vibrações ao planeta! Para entender melhor, leia o Editorial

terça-feira, 26 de agosto de 2014

O desafio de superar a violência e ensinar respeito nas escolas


Esta é uma reportagem da BBC Brasil feita em uma escola brasileira, na qual  uma experiência tem se mostrado bem-sucedida em combater a violência e os péssimos modos dos alunos. Um grupo de psicólogas decidiu criar um projeto que ensina valores como honestidade e respeito de uma maneira lúdica.

Uma pesquisa no mesmo site mostra que hoje, o medo que os professores têm dos alunos é o maior fator de desmotivação por parte dos docentes, mais até do que a remuneração.

Eu já fui voluntário em escola pública, e posso afirmar que a questão da educação brasileira é muito, mas muito mais complexa do que a sociedade pensa. Não será resolvida com mais verbas, muito menos com mais estrutura física. Isso porque há um fator exógeno crucial na equação: a decadência dos valores morais nas famílias - que resulta em crianças frequentemente rebeldes, violentas ou simplesmente apáticas. Muitas sofrem abuso e violência dos próprios pais, e não estou falando de uma palmada, mas de crianças que vão para a escola com marcas nas costas, de espancamento. Acostumadas à violência, elas responderão com violência.

Num país onde até famílias abastadas estão terceirizando a educação de seus filhos para as escolas, nenhuma tentativa de injeção de recursos adicionais (como a ridícula proposta do pré-sal) será suficiente para formação de bons alunos e, consequentemente, de trabalhadores produtivos que o Brasil tanto necessita.

É um bom tema para as eleições. Não caiam no conto desses candidatos burocratas que nunca passaram um dia numa escola pública de periferia. Para eles, tudo se resume a verbas, obras e planos completamente distanciados da realidade.

Apesar disso, recomendo enfaticamente a leitura do artigo. Especialmente se você for, assim como eu fui, um voluntário completamente destreinado e "jogado à arena com os leões".

Reportagem: Renata Mendonça
Foto: BBC Brasil
BBC Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário