A propósito...

O objetivo deste blog é o de coletar, todos os dias, notícias verdadeiramente positivas e edificantes em prol de um mundo melhor. Colabore para a nossa cura, dedique um tempo para enviar boas vibrações ao planeta! Para entender melhor, leia o Editorial

terça-feira, 12 de março de 2013

Grupo leva o poder da cura musical aos hospitais*


Uma bela iniciativa que merece ser replicada...

Reportagem: Allison Flicker
Foto: Reprodução Vídeo
msnbc.com/NBC News

*Livre tradução

No Hospital Infantil de Vanderbilt, em Nashville, Tennessee, não é incomum ouvir-se um som nítido, limpo e suave de um violão ecoando pelo corredor.

Tanto os pacientes quanto suas famílias e até membros da equipe médica se revigoram quando os músicos vêm para cantar. Os sorrisos crescem, os olhos se arregalam e, às vezes,  é possível vê-los dançar na batida das músicas nas camas de hospital.

Courtney Butcher, uma paciente de 17 anos de idade que possui dor de estômago crônica, estava particularmente animada com a performance exclusiva: "Gostei de todas as canções", diz.

As canções que invadem os hospitais e as almas das pessoas faz parte de um programa intitulado “Musicians On Call”, (Músicos de Plantão, numa livre tradução) cuja missão é trazer a música aos leitos de pacientes doentes demais para deixarem o hospital. O projeto existe em numerosos centros de saúde em seis cidades diferentes dos Estados Unidos: Nova York, Filadélfia, Miami, Washington, DC, Los Angeles e Nashville.

O programa é tocado basicamente por artistas locais, mas há um punhado de celebridades que são participantes ativas.

"Cantar é o meu ofício e é de fato muito legal. Mas eu realmente gosto quando sou chamado para tocar pelo Musicians On Call! Adoro fazer essas coisas." Ele diz que as letras de contry music se encaixam perfeitamente por falarem sobre família, crianças, valores e emoções diversas.

Brooke Kreger, uma garota de treze anos que tem vindo e voltado para o hospital desde o Natal, achou a performance de Rucker "incrível". Seu pai, Tony, estava grato porque as canções de Rucker quebraram a " monotonia do dia. "

Para saber mais sobre músicos de plantão, clique aqui para visitar o site. (em inglês)

As apresentações  também têm benefícios fisiológicos em pacientes, como "o controle da dor, redução da pressão arterial e do estresse", disse Leslie Faerstein, o diretor executivo do projeto.

Os benefícios emocionais são evidentes, também, para aumentar o moral dos pacientes, suas famílias, funcionários do hospital e mesmo os artistas voluntários.

Firme na convicção da força que a musicoterapia exerce, o cantor Randy Houser também atua no projeto em Nashville. "Não me surpreende que haja poder de cura na música", disse Houser. “Música sempre foi muito terapêutica para mim."

Leslie Faerstein continua a ver os benefícios do projeto conforme ele vai crescendo. "Um artista começa a participar e outros do meio ouvem a respeito dessa incrível experiência, não apenas para o paciente, mas para o músico", disse Faerstein. "É gratificante para todos."

Rucker admite que pode ser difícil às vezes.

"Eu estive em alguns quartos, onde as crianças estavam muito doentes", disse. "Eu saí de quartos onde... você realmente tem que fazer uma pausa ... tipo...você não pode ir para a sala ao lado chorando."

No entanto, ele e muitos outros músicos talentosos de todo o país continuam a voltar e a compartilhar a alegria da música com os pacientes.

"É uma daquelas coisas que quando você faz parte... é incrível", disse Rucker. "E uma vez que tenha participado, simplesmente não pode nem consegue mais recusar quando te chamam”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário