A propósito...

O objetivo deste blog é o de coletar, todos os dias, notícias verdadeiramente positivas e edificantes em prol de um mundo melhor. Colabore para a nossa cura, dedique um tempo para enviar boas vibrações ao planeta! Para entender melhor, leia o Editorial

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Aos 85 anos, professora de fitness mantém seus alunos em movimento*


Reportagem: Courtney Perkes
Foto: Mindy Schauer
msnbc

* Livre tradução resumida

Beejay Janiga, 85 anos de idade, sempre decora os nomes dos muitos alunos que participam de suas aulas de fitness. Beejay dá cinco aulas por semana na Tustin Area Senior Center, onde muitos de seus alunos são mais jovens do que ela.

Mas ninguém parece mais jovem no coração do que essa senhora, que ri, abraça e aplica o batom rosa antes de começar as classes.

Em uma manhã na semana passada, ela tocava música upbeat em vários gêneros, enquanto orientava 61 "adultos maduros", além da jovem neta de uma de suas alunas por alongamentos, exercícios aeróbicos e de condicionamento.

Depois de uma sessão com diversos níveis de resistência Beejay, que vive em Tustin, Estados Unidos, diz: "OK, crianças, um pouco de descanso. Vamos à aeróbica." E assim, a professora passa a ensinar passos de dança, além de marchas, agachamentos e movimentos de braço. Seus movimentos são fluidos e animados.

Deirdrie Douville, 75, controla sua agenda em função dos horários das aulas da amiga Beejay. "Eu era uma pessoa rabugenta e tinha um monte de mágoas", disse Deirdrie. " Eu acho que ela é muito, muito inspiradora e um tremendo exemplo. Além de tudo, ela é muito divertida."

Beejay se formou em Educação Física a partir da San Diego State. Depois de se casar e ter sua primeira filha, voltou a se exercitar para voltar à forma. Logo, foi convidada a dar aulas. Isso foi há 60 anos.
"Faz-me sentir maravilhosa", disse ela. "Se Deus permitir, nunca irei me aposentar."

Sylvia Lund, 69 anos, descobriu as aulas de Beejay na década de 1970 em Santa Ana. "Ela mantém você em movimento", disse Lund. "Se você se surpreende com ela, imagine-a 30 anos mais jovem. Claro, tínhamos todas 30 anos naquela época."

Os alunos de Beejay se exercitam no seu próprio ritmo. Alguns usam roupas de fitness, enquanto outros estão vestidos com calças e sapatos sociais. O importante, diz ela, são os benefícios. "Eu dou a eles tudo o que é essencial para o bem-estar físico", diz. "Uma pessoa que não se exercita não tem vigor. Isto é o que separa um idoso de um adulto maduro. Nós não usamos a palavra 'velho' em minhas aulas."

Ela encontra satisfação em saber que seus alunos são mentalmente e fisicamente energizados. "O Ray, ali atrás, por exemplo .... Ele estava doente. O médico disse que se não fosse o seu condicionamento físico, não teria se recuperado tão rapidamente."

Beejay, que ficou viúva após 40 anos de casamento, ainda coreografa com um grupo de dança de mulheres de 55 anos. As fotos mostram ela sorrindo em um traje brilhante e mostrando suas pernas esguias, tonificadas. O grupo começou há 22 anos.

Ela procura se manter atualizada. Interpreta artistas contemporâneos como Usher e freqüenta oficinas sobre as últimas tendências do fitness. "Estou ensinando hip hop agora", diz. "Para mim, soa como um período de férias quando você pode aprender algo novo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário