A propósito...

O objetivo deste blog é o de coletar, todos os dias, notícias verdadeiramente positivas e edificantes em prol de um mundo melhor. Colabore para a nossa cura, dedique um tempo para enviar boas vibrações ao planeta! Para entender melhor, leia o Editorial

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Cardiologista salva vida de crianças com ajuda de tricoteiras


O cardiologista Franz Freudenthal conseguiu unir, com muita criatividade, a expertise cultural do povo boliviano à necessidade de uma solução barata para curar crianças com problemas cardíacos.

A etnia aymara daquele país é bastante conhecida pela habilidade na confecção de casacos, cobertores e chapéus por parte de suas tricoteiras. Agora, este know-how milenar se pôs a serviço da medicina. As tricoteiras vem trabalhando na confecção dos dispositivos conhecidos como occluders, que são usados para cobrir e bloquear buracos no coração do paciente.

Por ser uma versão menor dos occluders produzidos pelas empresas de tecnologia, o dr. Freudenthal simplesmente não consegue produzi-los em massa. Daí a razão do uso da habilidade manual destas senhoras.

Centenas de pessoas já foram submetidas ao procedimento, que carrega consigo outro benefício: não necessita abrir o peito do paciente, o que é crucial para as culturas locais, que se mostram reticentes às cirurgias invasivas.

Confiram este interessante artigo no site da BBC.

Reportagem: Ignacio de los Reyes
Foto: Reprodução/Vídeo
BBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário