A propósito...

O objetivo deste blog é o de coletar, todos os dias, notícias verdadeiramente positivas e edificantes em prol de um mundo melhor. Colabore para a nossa cura, dedique um tempo para enviar boas vibrações ao planeta! Para entender melhor, leia o Editorial

domingo, 11 de março de 2012

Fundação Craig Bellamy incentiva meninas futebolistas da África*



Reportagem: News Wales
Foto: Getty/ The Telegraph
News Wales
http://www.newswales.co.uk/?section=Sport&F=1&id=24057

* Livre tradução comentada

Craig Bellamy, jogador de futebol galês que atualmente joga pelo Liverpool FC da Inglaterra, possui uma fundação (The Craig Bellamy Foundation) que lançou recentemente uma liga de futebol feminino em Serra Leoa, oeste da África. Desta forma, deu oportunidade a cerca de 200 jovens meninas de atingirem novos patamares não apenas esportivos, mas também educacionais e de cidadania.

A Craig Bellamy Foundation Youth Development League faz do amor ao futebol uma ferramenta para promover o trabalho educativo e social entre os jovens de Serra Leoa, incentivando a freqüência escolar, a participação em projetos comunitários e ética desportiva.

A ideia com estes eventos é demonstrar a importância do respeito e igualdade de oportunidades para jovens de ambos os sexos de frequentar escolas, jogar futebol e liderar suas comunidades. Serra Leoa ocupa o 180º lugar no ranking de IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) da ONU entre 187 países, e a discriminação de mulheres é vista como um dos principais obstáculos ao progresso do país.

Todas as participantes da liga feminina receberão bolsas escolares, de modo a repetir o sucesso de um projeto piloto iniciado em 2010, que conseguiu aumentar a frequência escolar para 93%, em comparação à média nacional, de apenas 17% para meninas (Unicef, 2009).

Tim Kellow, CEO da Fundação, comenta: "Depois de uma temporada de estréia de enorme sucesso, estamos muito satisfeitos que a Liga deste ano irá incluir mais meninas, de mais partes do país. Para muitas delas, a participação na Liga tem poderes para catalisar mudanças em suas comunidades e desafiar os estereótipos de gênero que tradicionalmente restringem oportunidades às mulheres."

Nenhum comentário:

Postar um comentário