A propósito...

O objetivo deste blog é o de coletar, todos os dias, notícias verdadeiramente positivas e edificantes em prol de um mundo melhor. Colabore para a nossa cura, dedique um tempo para enviar boas vibrações ao planeta! Para entender melhor, leia o Editorial

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Casamentos e empregos exigem trabalho duro e amor



"[...] O que me leva a outra similaridade fora de moda entre um emprego e um casamento: o segredo do sucesso está em expectativas razoáveis".


Vou pedir licença e publicar o texto da Lucy Kellaway na íntegra desta vez, já que o acesso é limitado...

Colunista: Lucy Kellaway
Imagem: MS Office
Valor Econômico/FT
http://www.valor.com.br/carreira/2907356/casamentos-e-empregos-exigem-trabalho-duro-e-amor#ixzz2ChjWReIu

Para mim, um emprego é como um casamento. Por um lado é melhor, uma vez que você é pago; por outro, é pior, uma vez que há mais reuniões. Fora isso, os dois envolvem um processo de seleção para o qual você se veste no capricho e tenta parecer mais inteligente ou mais bonito do que realmente é.

Ambos são compromissos pesados, respondendo juntos pela maior parte de nosso tempo, prazeres e dores. As condições são as mesmas para que eles durem. Antes de mais nada, é preciso fazer uma escolha decente. Depois, partimos para coisas como compromisso, respeito mútuo, esforço e um pouco de falta de imaginação.

Há, é claro, algumas diferenças: você não desiste de um casamento aos 65 anos com um relógio de ouro e uma festa. Mas, cada vez mais, as pessoas também não estão se despedindo de seus empregos desse jeito, uma vez que a aposentadoria é um luxo para poucos.

Você também pode dizer que apenas o casamento envolve amor e paixão. Mas este não é mais o caso. Uma pesquisa recente com cinco mil britânicos concluiu que a paixão entre um homem e uma mulher dura, em média, 938 dias. Já os empregos modernos exigem paixão para sempre. Simon Robey, um banqueiro de investimentos experiente, por exemplo, saiu há pouco tempo do Morgan Stanley alegando que continuará sendo um "defensor entusiasta" dos valores da companhia mesmo depois de sua despedida.

Outra diferença está em nossa atitude em relação ao fim do acordo. Geralmente as pessoas não o congratulam quando você troca sua esposa por uma modelo bem mais nova. Mas quase todo mundo acha que trocar de emprego representa um tipo de progresso, pois mostra ambição, imaginação e coragem. Como estou na mesma empresa há 27 anos, não gosto desse ponto de vista. Um emprego duradouro deveria ser visto como um sinal de sucesso, assim como um casamento duradouro é.

Dada a importância de se acertar logo no início, é surpreendente o pouco aconselhamento existente para a vida profissional. Enquanto amantes jovens são bombardeados com pontos de vista (indesejados) sobre se eles acharam ou não a pessoa certa, ninguém ajuda as pessoas a saberem se seus empregos atuais merecem ser mantidos ou não.

No site "Fast Company" há um texto intitulado "Oito sinais de que você achou o emprego de sua vida", que fala sobre isso. Alguns leitores vêm respondendo bem: "É realmente maravilhoso quando você encontra um propósito. O prazer que emana disso é inexplicável", comenta um. Embora solidária ao seu objetivo, não adorei o artigo. Na verdade, poucas vezes vi tantos disparos feitos a esmo.

Eis algumas das oito maneiras recomendadas para se identificar "o" emprego, juntamente com minhas objeções. "Nem se parece com trabalho". Se não se parece com trabalho, é quase certo que não será. De qualquer modo, não vejo nada de errado com trabalho parecendo trabalho. Isso não impede que ele seja prazeroso. "Você está alinhado com os valores que lhe são mais caros". Não sei quais são os valores que mais prezo. Se significar apenas que eu não gostaria de passar 27 anos com um patrão cujas ações eu desaprovasse, então imagino que concordaria, embora isso me pareça óbvio demais.

"Você está disposto a sofrer". Absolutamente não. Já sofri no passado e desejo com todas as forças evitar isso no futuro. "Você experimenta uma fluidez frequente". Acho que isso significa que você é absorvido pelo que faz, caso em que concordo. "O compromisso é uma honra". Não, não é. É bom estar comprometido com um emprego, embora um comprometimento excessivo seja perigoso. Mesmo assim, honra não entra nesse caso. "Você cai na cama exausto, realizado, pronto para o dia seguinte". Isso não procede. Quando caio na cama com a cabeça cheia de questões de trabalho, tenho muita dificuldade para dormir.

Essa coisa toda não é apenas um disparate, é uma irresponsabilidade. Se as pessoas levarem isso a sério, suas chances de encontrar um emprego que seja "aquele", serão nulas. Em vez disso, criei meu próprio sistema para saber se vale a pena manter um emprego: as pessoas são legais; o trabalho é sempre interessante; ele está sempre na quantidade certa - bastante, mas não exagerado; há a possibilidade de se fazer coisas diferentes; às vezes as pessoas lhe dizem obrigado.

É isso. O que me leva a outra similaridade fora de moda entre um emprego e um casamento: o segredo do sucesso está em expectativas razoáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário