A propósito...

O objetivo deste blog é o de coletar, todos os dias, notícias verdadeiramente positivas e edificantes em prol de um mundo melhor. Colabore para a nossa cura, dedique um tempo para enviar boas vibrações ao planeta! Para entender melhor, leia o Editorial

sexta-feira, 15 de março de 2013

Mudanças na programação


Pessoal, o Projeto Minuto Positivo vai passar por algumas reformulações visando tornar o espaço um pouco mais pessoal e também para se adequar às leis de direitos autorais da Internet, especialmente na questão da reprodução de conteúdo. Como o blog não é minha atividade principal - e tampouco me remunera - talvez leve algum tempo para atualizar todo o conteúdo do arquivo. Aproveito para agradecer o apoio de todos vocês! É muito bom saber que há tantas pessoas se identificando com a proposta deste espaço. Abraços!

quarta-feira, 13 de março de 2013

Empresário doa prótese para ciclista atropelado em São Paulo


Nelson é um empresário que se comoveu com o episódio trágico do ciclista atropelado em São Paulo e se prontificou a doar uma prótese. Veja a matéria completa clicando no link abaixo!

Reportagem: Luana Eid
Foto: Reprodução/ Vídeo Globo News
G1

terça-feira, 12 de março de 2013

Irmãos separados antes da 2ª Guerra se reencontram após 75 anos


Reportagem: BBC News
Foto: Reprodução/Vídeo
BBC Brasil

Confira o vídeo da BBC® (todos os direitos reservados) abaixo:

O feitiço de Bel Santos Mayer


Um grande nome trazido pelo blog da Fernanda Pompeu! 

Reportagem: Fernanda Pompeu
Foto: Viridiana Brandão
Yahoo Notícias

Grupo leva o poder da cura musical aos hospitais*


Uma bela iniciativa que merece ser replicada...

Reportagem: Allison Flicker
Foto: Reprodução Vídeo
msnbc.com/NBC News

*Livre tradução

No Hospital Infantil de Vanderbilt, em Nashville, Tennessee, não é incomum ouvir-se um som nítido, limpo e suave de um violão ecoando pelo corredor.

Tanto os pacientes quanto suas famílias e até membros da equipe médica se revigoram quando os músicos vêm para cantar. Os sorrisos crescem, os olhos se arregalam e, às vezes,  é possível vê-los dançar na batida das músicas nas camas de hospital.

Courtney Butcher, uma paciente de 17 anos de idade que possui dor de estômago crônica, estava particularmente animada com a performance exclusiva: "Gostei de todas as canções", diz.

As canções que invadem os hospitais e as almas das pessoas faz parte de um programa intitulado “Musicians On Call”, (Músicos de Plantão, numa livre tradução) cuja missão é trazer a música aos leitos de pacientes doentes demais para deixarem o hospital. O projeto existe em numerosos centros de saúde em seis cidades diferentes dos Estados Unidos: Nova York, Filadélfia, Miami, Washington, DC, Los Angeles e Nashville.

O programa é tocado basicamente por artistas locais, mas há um punhado de celebridades que são participantes ativas.

"Cantar é o meu ofício e é de fato muito legal. Mas eu realmente gosto quando sou chamado para tocar pelo Musicians On Call! Adoro fazer essas coisas." Ele diz que as letras de contry music se encaixam perfeitamente por falarem sobre família, crianças, valores e emoções diversas.

Brooke Kreger, uma garota de treze anos que tem vindo e voltado para o hospital desde o Natal, achou a performance de Rucker "incrível". Seu pai, Tony, estava grato porque as canções de Rucker quebraram a " monotonia do dia. "

Para saber mais sobre músicos de plantão, clique aqui para visitar o site. (em inglês)

As apresentações  também têm benefícios fisiológicos em pacientes, como "o controle da dor, redução da pressão arterial e do estresse", disse Leslie Faerstein, o diretor executivo do projeto.

Os benefícios emocionais são evidentes, também, para aumentar o moral dos pacientes, suas famílias, funcionários do hospital e mesmo os artistas voluntários.

Firme na convicção da força que a musicoterapia exerce, o cantor Randy Houser também atua no projeto em Nashville. "Não me surpreende que haja poder de cura na música", disse Houser. “Música sempre foi muito terapêutica para mim."

Leslie Faerstein continua a ver os benefícios do projeto conforme ele vai crescendo. "Um artista começa a participar e outros do meio ouvem a respeito dessa incrível experiência, não apenas para o paciente, mas para o músico", disse Faerstein. "É gratificante para todos."

Rucker admite que pode ser difícil às vezes.

"Eu estive em alguns quartos, onde as crianças estavam muito doentes", disse. "Eu saí de quartos onde... você realmente tem que fazer uma pausa ... tipo...você não pode ir para a sala ao lado chorando."

No entanto, ele e muitos outros músicos talentosos de todo o país continuam a voltar e a compartilhar a alegria da música com os pacientes.

"É uma daquelas coisas que quando você faz parte... é incrível", disse Rucker. "E uma vez que tenha participado, simplesmente não pode nem consegue mais recusar quando te chamam”. 

Menina doente ajuda sem-tetos que encontra no caminho até o hospital


Reportagem: Fox 29 Reports
Foto: Vídeo/Reprodução
The Huffington Post

*Livre tradução

Todos as quintas-feiras, a rotina de Ella Wilson é a mesma. Aos seis anos de idade, a garotinha possui uma doença genética rara (neurofibramotose) que faz crescer tumores pelo tecido nervoso. Por conta disso, ela é obrigada a comparecer semanalmente ao hospital para tratamento.

Apesar de sua condição, ela cumpre também outra rotina: a de fazer uma parada antes e levar comida e cobertores para uma mulher sem-teto.

"Enche o meu coração de muita alegria saber que ela está realmente pensando em mim mesmo com tudo que vem acontecendo a ela. Ela é um anjo ", diz Morgan, que se reúne todas as quintas com Ella no mesmo cruzamento.

Jeneece Edroff, uma jovem de 18 anos de idade de British Columbia, EUA, também possui a mesma desordem genética. Apesar dos desafios, também encara a vida de uma perspectiva igualmente positiva.

Desde que foi diagnosticada aos 3 anos, Jenecee já arrecadou mais de US$ 1 milhão para instituições de caridade para crianças. Ela começou a arrecadar fundos aos 7 anos de idade em sua escola, segundo a Kaal TV.

Graças a um doador anônimo, Jeneece foi levada em jato particular até uma clínica em Minnesota para procurar tratamento em novembro passado. E apesar de todas as dificuldades, ela diz que sua experiência continua mantendo sua disposição em ajudar os outros.

"Meu maior sonho? Quero me tornar uma especialista para trabalhar com crianças em hospitais", disse à TV Kaal.

O vídeo com a reportagem sobre Ella está abaixo (em inglês):

Philadelphia News, Weather and Sports from WTXF FOX 29

segunda-feira, 11 de março de 2013

Cego é homenageado por ser frequentador mais assíduo de biblioteca em SP


"[...] Sérgio Florindo, 52, é cego desde o nascimento e, com a audição, devorou em dois anos quase metade da coleção de 1.189 audiolivros disponíveis na instalação que completou três anos no mês passado e já foi visitada por quase 1 milhão de pessoas."

Reportagem: Jairo Marques
Foto: Eduardo Knapp
Folha de São Paulo

Surfista atacado agora defende tubarões ameaçados


Uma atitude louvável e um símbolo na luta pela preservação destes animais!

Reportagem: BBC
Foto: Vídeo/Reprodução
BBC Brasil

Confira abaixo o vídeo da reportagem da BBC®:

sexta-feira, 8 de março de 2013

Senhora adotou rapaz com paralisia cefálica que vivia no hospital


Com vocês, a dona Maria Edite, uma pessoa que e é só coração. Não deixem de conhecê-la na matéria abaixo, certamente fará o seu dia melhor.

Reportagem: Andrê Nascimento
Foto: Andrê Nascimento
Jornal do Meio-Norte

Chorão manda uma mensagem...


Nunca fui muito fã desse cara, considero até exagerado o súbito status de gênio e poeta que ele adquiriu por conta do seu falecimento. De qualquer maneira, a tragédia acaba por fazer a gente prestar mais atenção na pessoa, e foi o que aconteceu neste caso. O vídeo acima foi feito por Chorão especialmente para uma menina em dificuldades. Dentro do jeitão do cara, é uma declaração muito bacana e positiva de um ídolo para sua fã. Fica aí, portanto, um legado positivo dele para nós todos, independentemente de julgamentos. Afinal de contas, todos somos humanos e suscetíveis a erros e acertos. E todos temos, certamente, o "nosso momento", ou como diria o R.E.M., your most beautiful.

Bom final de semana a todos!

quinta-feira, 7 de março de 2013

Criança salva irmãos de incêndio

Um pequeno herói para começar o dia...

Reportagem: R.R
Imagem: Clip-Art Office
Correio da Manhã

Cadela tem gravidez psicológica e amamenta gatinhos recém-nascidos


Cães são animais que amam muito facilmente...

Reportagem: RPC TV
Foto: Reprodução/Vídeo
G1
http://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2013/03/cadela-tem-gravidez-psicologica-e-amamenta-gatinhos-recem-nascidos.html

Dez mil latas reunidas por crianças para matar a fome



Iniciativa muito bacana. Notícia de Portugal!

Reportagem: Marta Neves
Foto: DR
Jornal de Notícias

Menina com deficiência auditiva começa a ouvir após receber implante de dispositivo eletrônico


É a primeira paciente a receber um implante coclear bilateralsimultâneo no Rio Grande do Sul. Saiba mais sobre essa nova opção para surdos na matéria abaixo, sem contar a emoção dos pais ao verem sua filha escutar pela primeira vez!

Reportagem: Larissa Roso
Foto: Mauro Vieira
Zero Hora

quarta-feira, 6 de março de 2013

Uma década de sustentabilidade


Reportagens sobre ações de sustentabilidade em geral dão pouca audiência no site, mas são - do meu ponto de vista - as que deveriam ser replicadas e compartilhadas. Este projeto é um modelo brasileiro bem-sucedido de sustentabilidade. Vale a pena ler.

Reportagem: Fabiula Wurmeister
Foto: Marcos Labanca
Gazeta do Povo

Filhote de peixe-boi é resgatado no município de Autazes (AM)


“[...] Nunca havia me conectado tanto com uma vida assim. Valeu ser biólogo, por estas coisas”

Reportagem: Camila Pereira
Foto: Alexandre Fonseca
A Crítica

terça-feira, 5 de março de 2013

A estória do rapaz que caminhou quilômetros na neve para conseguir emprego


Reportagem: Pamela Engel
Foto: Reprodução
The Huffington Post

*Livre tradução comentada

Uma estória incrível de empatia e solidariedade vinda de Indianapolis, EUA. 

Jhaqueil Reagan, um jovem  de 18 anos, se dirigia para uma entrevista de emprego num brechó debaixo de uma tempestade de neve. A certa altura, ele entrou em um restaurante, o Papa Roux, para pedir informações sobre o endereço do brechó. O proprietário do restaurante, Art Bouvier, lhe disse que a distância era de mais ou menos 9 a 10 quilômetros.

Jhaqueil então se retirou e continuou caminhando, pois não podia pagar por uma passagem de ônibus, como  Art havia imaginado. 

Foi uma surpresa para ele, portanto, ter encontrado o jovem rapaz 20 minutos mais tarde na estrada enquanto dirigia o carro tendo sua esposa ao lado. Art reconheceu Jhaqueil e ofereceu a ele uma carona. Além de descobrir que o rapaz pretendia caminhar por todo o trajeto, ele soube também que Jhaqueil pretendia largar o colégio para ajudar seus irmãos em casa, já que sua mãe morrera há alguns anos.

"Eu decidi que iria contratá-lo," disse Art. "Se ele havia feito todo aquele esforço para obter um trabalho, faria o mesmo também para mantê-lo."

O dono do restaurante fez mais ainda pelo seu novo funcionário. Ele postou a história na sua página do Facebook e, para sua surpresa, ela rapidamente se tornou um viral. Ele e Reagan foram convidados a aparecer em programas de televisão nacionais, incluindo Good Morning America e Fox and Friends.

Desde então, as doações foram chegando pelo correio, o que permitiu a Jhaqueil Reagan passar nos testes do colegial. Ele agora possui um emprego fixo e tem seu próprio apartamento.

Agora, ele e seu patrão decidiram usar 2.000 dólares coletados em doações para criar uma fundação que ajudará jovens carentes a encontrar emprego. O auxílio virá com roupas, transporte e ajuda na confecção de currículos.

"É o início da realização de um sonho muito grande", disse Art.

Jhaqueil Reagan está em sua segunda semana de trabalho no Papa Roux e está desfrutando de seu novo trabalho. "Eu gosto de conhecer novas pessoas todos os dias e servir os clientes".

Grafiteiros renovam afrescos de igreja espanhola


Um padre convidou grafiteiros para refazer os afrescos de sua igreja...provavelmente será uma das igrejas mais visitadas da cidade. Qual cidade? Descubram na reportagem abaixo, que contém algumas lições de tolerância e respeito.

"Apesar de a imprensa estar escandalizada com grafiteiros, para mim o grafite é apenas uma técnica artística como qualquer outra"

Reportagem: Gerry Haden/The World
Foto: BBC
BBC Brasil

Prisioneiros criam música inspirada em drama de garoto com câncer


Simplesmente demais! Não deixe de conferir!

Reportagem: BBC Brasil
Foto: Reprodução/Vídeo
BBC Brasil

Confira o vídeo da reportagem abaixo. Todos os direitos reservados para a BBC®.

segunda-feira, 4 de março de 2013

Um quadro para você, um regalo para mim


A aproximação das pessoas pela arte...um dos posts mais interessantes desse blogue. Duvidam? Cliquem na matéria abaixo!

Reportagem: Fellipe Fernandes/Revista Aurora
Foto: Caio Alencastro
Diário de Pernambuco

Quando se aprende brincando


A reportagem fala do projeto Avance. dirigido por universitárias. Elas oferecem aulas de reforço em Português e Matemática, além de atividades recreativas. Saiba mais sobre elas e o projeto na reportagem da Gazeta do Povo!

Reportagem: Jônatas Dias Lima
Foto: Aniele Nascimento
Gazeta do Povo

Menina de 3 anos perdida se salva abraçada a cão a 5 graus negativos


"[...] O animal ficou ao lado da menina a noite toda, não saiu do de perto. Observe que fazia 5 graus abaixo de zero e a criança estava molhada".

O melhor amigo do homem em ação!

Reportagem: BBC Brasil
Foto: BBC Brasil
BBC Brasil